10 receitas e 3 dicas de como montar um prato infantil saudável
Descobrir como montar um prato saudável é bom para adultos e para crianças. Se isso puder ser feito em conjunto, melhor ainda!
Tudo é uma questão de equilíbrio e proporção de nutrientes!
Aliás, essa é uma boa oportunidade de trazer para a mesa o que seu filho está aprendendo na escola em matemática (frações) e ciências (nutrientes e funcionamento do corpo)! Vem ver:
Afinal, como montar um prato saudável ideal para crianças?
Na hora de montar um prato saudável, é preciso estar atento às porções. Olha a aulinha de frações aí! Imagine o prato dividido ao meio: uma das metades pode ser cheia de verduras e legumes crus ou cozidos.
A outra metade precisa ser dividida em duas partes também: aí entra o conceito de ¼! Aqui vão estar os carboidratos e as proteínas.
Resumindo:
👉 1/2 de verduras e legumes crus ou cozidos
👉 1/4 de proteínas animais e vegetais (carne, peixe, frango, ovo e leguminosas como feijão, lentilha ou grão-de-bico)
👉 1/4 de carboidratos (raízes, arroz ou massas, de preferência integral)
Legumes e verduras: metade do prato saudável
Legumes e verduras são as principais fontes de fibras, vitaminas e minerais, nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo, imunidade do corpo e um crescimento saudável.
Vale espinafre, tomate, couve, abobrinha, brócolis... são tantas as opções.
Dica: aposte nos vegetais da estação para economizar e ter opções bem saborosas.
Se a resistência ou a seletividade alimentar estiverem muito fortes por aí, a sugestão é ir oferecendo aos poucos. Que tal começar com duas colheres de legumes cozidos na primeira semana e ir aumentando gradualmente?
Variar os ingredientes e as formas de preparo também ajuda bastante, diversificando as cores e deixando o prato mais bonito.
Carboidratos ocupam ¼ do prato equilibrado saudável
Os carboidratos são fundamentais para dar energia. Aqui estão massas, arroz e outros cereais, como milho, e as raízes, como batata, mandioca, mandioquinha, batata-doce, cará ou inhame.
Para um prato mais saudável, dê preferência aos grãos integrais, que têm mais fibras, vitaminas e minerais.
O último 1/4 do prato saudável é das proteínas
As proteínas são fundamentais para o crescimento, para os músculos e para a regeneração dos tecidos do corpo. Você pode dividir essa parte do prato entre proteínas animais e vegetais!
Nas proteínas animais, entram a carne vermelha, o frango, os peixes e os ovos.
Já as proteínas vegetais incluem feijão, ervilha, lentilha e outras leguminosas.
Pode beber líquido na hora de comer?
Essa é uma dúvida muito comum!
Beber líquidos na hora da refeição não é o ideal. Além de afetar o apetite, as bebidas podem atrapalhar a digestão e a absorção de nutrientes.
Mas, se bater a sede, a melhor opção é a água, mesmo – ainda assim, sem exageros, hein? Melhor matar a vontade de água ao longo do dia ;)
10 receitas de prato saudável para as crianças
Pratos saudáveis são aqueles que contêm nutrientes e equilíbrio entre carboidratos e proteínas. Dê prioridade aos alimentos frescos e não industrializados. E não esqueça: quanto mais colorido, melhor!
Prato saudável para almoço
Família reunida para o almoço já é o primeiro passo de uma refeição saudável. O PF (arroz, feijão, carne e salada) reina confirmadíssimo no top 1 da preferência nacional. Mas às vezes é legal variar, não é mesmo?
Reunimos cinco receitas de almoço e cinco de jantar. Mas nada impede de alternar entre elas.
- Baião de Dois é aquela receita prática, deliciosa e brasileiríssima que tem tudo que a gente já ama, só que junto e misturado! Só precisa de uma panela de pressão e caprichar na salada de acompanhamento.
- Aliás, aqui tem uma dica de salada refrescante e colorida com um molho especial feito com laranja, limão e azeite.
- Mais uma receita com carboidrato e proteína na mesma panela é o Arroz Vitaminado, que além do arroz integral, leva fígado de galinha, ovos e queijo.
- Quer inovar na apresentação do feijão? O Feijão Tropeirinho faz sucesso principalmente entre as crianças que amam farofa!
- E o peixe ganha traje de gala na receita de Moquequinha Colorida. Vai ser sucesso com a família toda!
Prato saudável para jantar
- Não estão querendo repetir o PF do almoço na hora do jantar? Dá para aproveitar a carne moída como recheio nessa deliciosa Crepe Cor de Rosa. Com beterraba na massa, a receita acompanha muito bem uma salada variada.
- A galinhadinha é uma opção bem completa, que já traz proteína, carboidratos e vegetais e carboidratos na mesma receita. Acompanha superbem uma salada variada.
- A turminha aí é #TeamMacarrão? Experimente Macarrão com Pesto de Agrião (Macarrão Indestrutível). Pode acompanhar um filezinho de frango para ficar ainda mais completo.
- Legumes refogados são uma ótima companhia para o PF nosso de cada dia. Além de deixar o prato mais colorido, acrescentam sabor e muitos nutrientes.
- Os legumes também podem vir ao lado do escondidinho de carne. O prato atrai as crianças até pelo nome, e vai ganhar a turma também pelo paladar.
3 benefícios dos pratos saudáveis para as crianças (além da saúde!)
Além do motivo mais óbvio de fornecer nutrientes para o desenvolvimento saudável das crianças, pensar em pratos saudáveis para as crianças tem outros benefícios. Quer ver?
- Criatividade: a criança e a família podem pensar em apresentações e combinações diferentes na hora da refeição. E o pensamento criativo se estende para todas as outras áreas da vida.
- Curiosidade sobre a natureza e sobre o funcionamento do corpo: de onde vêm os alimentos? E o que eles fazem pelo nosso organismo?
- Consciência corporal: principalmente saber reconhecer seus sinais de fome e saciedade ou quando aquela fome emocional está batendo.
Meu filho não gosta de comer pratos saudáveis. O que fazer?
Primeiramente: ter paciência. Quanto maior o estresse causado a cada refeição, mais a criança terá dificuldades para comer.
É essencial lembrar que a comida é um hábito que precisa ser desenvolvido a cada dia. E também que a criança aprende por exemplo: não adianta insistir que a criança coma saladas se os pais não têm esse hábito.
Algumas dicas que podem ajudar:
- Invista em comidas coloridas e com sabores suaves, como cenouras ou vagens, que podem ser misturadas ao arroz para acrescentar nutrientes e texturas.
- Vegetais macios, como a beterraba, podem ser cozidos junto com feijão ou molho de tomates, disfarçando o sabor e inserindo nutrientes.
- Jamais perca o hábito de trazer novidades e continuar insistindo: o paladar infantil muda e algo que a criança não come hoje pode ser atraente amanhã.
- Busque variações do mesmo tema. Se a criança gosta de purê de batata, tente purês de abóbora ou de mandioquinha.
- Evite a compra de alimentos industrializados e tente envolver a criança na compra e escolha de legumes e frutas, para que ela desenvolva e mostre seu paladar.
- Respire fundo e não force. Castigos como deixar na mesa sozinha até comer tudo raramente tem o efeito desejado. Considere alternativas saudáveis para momentos de manha, seja firme e tenha muita paciência.