A criança quer um pet, devo adotar?
“Mamãe/papai! Eu quero um gatinho/cachorrinho!” – Essa é clássica, né? Será que vai ser uma companhia para criança ou mais um trabalho para você? Aproveite esse espaço para conversar sobre os prós e contras e conhecer um pouco mais sobre a experiência de quem já passou por isso!
- Faça login ou crie uma conta para comentar
Amanda Carneiro AC
Ninhos do Brasil NB
São Paulo, SP
Olá, Amanda! Obrigada por compartilhar a sua experiência com a gente!
Como você bem disse, é necessário levar em conta alguns fatores, como o espaço disponível em casa e o orçamento familiar, antes de tomar a decisão de ter um animalzinho de estimação. Afinal, todos os pets precisam de ração, consultas periódicas ao veterinário e até mesmo brinquedos, o que demanda gastos extras. Além disso, dependendo do tamanho do animal, ele necessita de um espaço maior em casa, para gastar energia e não se sentir estressado.
Mas, se após colocar tudo na ponta do lápis, a decisão for positiva, a família só tem a ganhar! Isso porque ter animais de estimação ajuda as crianças a desenvolverem responsabilidade (como foi por aí!), auxilia no fortalecimento imunológico, diminui as chances de ansiedade e estresse infantil, entre outros benefícios! Sem contar que os pets se transformam em amigos mesmo, não é?
Ah, e seu comentário nos fez lembrar deste texto sobre habilidades sociais na infância: https://www.ninhosdobrasil.com.br/habilidades-sociais-na-infancia, já que os pets ajudam a desenvolver algumas delas.
Depois nos conta o que achou? 😉
Por mim, pets são sempre bem-vindos! Mas acho que antes de tomar a decisão final é necessário considerar se o espaço disponível na casa é confortável para o bichinho e também pensar nos gastos que serão destinados a ele...
Sempre tivemos doguinhos aqui em casa e é incrível ver como a criança aprende com eles: desenvolvem senso de responsabilidade, compartilham afeto, brincam juntos... Uma delícia!