12 alimentos que soltam o intestino preso das crianças
Os alimentos que soltam o intestino preso são aqueles ricos em fibras e em água, pois favorecem o trânsito intestinal e aumentam o volume das fezes.
Se seus filhos estão com dificuldades para fazer cocô, investigar as causas é necessário. Mas não se aflija: na maioria dos casos, é possível regular as idas ao banheiro com uma mudança de hábitos. Há vários alimentos que soltam o intestino e contribuem para o bem-estar.
O intestino preso, que também podemos chamar de constipação, é comum em crianças e precisa ser tratado da forma correta. Quer aprender como lidar com o problema, para não transformar a hora do número 2 em um sofrimento para seus filhos?
Neste artigo, vamos explicar:
- Como saber se a criança está com intestino preso?
- Quais são as causas do intestino preso em crianças?
- Alimentos que soltam o intestino
- A importância de beber bastante água para equilibrar o intestino
Quais são os sintomas de intestino preso nas crianças?
Você, melhor do que ninguém, conhece as rotinas e ritmos do corpo dos seus filhos, não é mesmo? Cada organismo funciona de um jeito e isso inclui nossas idas ao banheiro.
Portanto, é difícil fixar um número ideal de evacuações que uma pessoa precisa fazer por semana. Cada caso é um caso, e é preciso observar o dia a dia da criança. Você notou uma redução da quantidade de idas ao banheiro do seu filho? Essa redução é acompanhada de dor na hora de fazer cocô?
Veja alguns sinais comuns de constipação, que indicam que algo não está bem no funcionamento intestinal da criança:
- Dor e dificuldade na hora de fazer cocô
- Menos de 3 evacuações por semana
- Aumento da quantidade de gases com odor desagradável
- Dor abdominal
- Cocô muito seco, às vezes em forma de bolinhas
Por falar no aspecto do cocô, sabia que existe uma escala para avaliar o funcionamento do intestino pela aparência das fezes? Clique aqui para entender as diferenças.
Quais são as causas do intestino preso em crianças?
E o que poderia estar causando esse desequilíbrio na barriga da criança? É normal que mães e pais se preocupem com o risco de alguma doença ou problema de formação do intestino. Na dúvida, vale sempre uma consulta ao pediatra.
Mas o intestino preso é, na grande maioria dos casos, uma consequência de algum desequilíbrio na nutrição e nos hábitos da criança. Assim, um jeito eficaz de lidar com a situação é fazer alguns ajustes na alimentação.
Quais são os alimentos que soltam o intestino infantil?
Como você sabe, o intestino é o órgão responsável por transformar a comida que ingerimos em energia para o corpo, e em seguida descartar o resto. Então, o tipo de alimento que passa por ele faz toda diferença na fluidez do “trânsito”.
Nesse sentido, alimentos ricos em fibras ajudam a destravar o intestino, normalizando o ritmo de idas ao banheiro e resultando em um cocô mais saudável.
A Fundação Americana de Saúde e a Academia Pediátrica Norte-Americana divulgaram um cálculo para definir a recomendação diária de ingestão de fibras para crianças acima de 2 anos. A indicação é acrescentar uma quantidade entre 5 gramas e 10 gramas diárias de fibras à idade da criança. Mas como assim?
Por essa recomendação, se a criança tem 3 anos, precisa ingerir entre 8 g e 13 g diárias de fibras (3 + 5 = 8 e 3 + 10 = 13). Por sua vez, se tiver 5 anos, a quantidade diária recomendada fica entre 10 g e 15 g (5 + 5 = 10 e 5 + 10 = 15). E assim por diante.
Como saber quais alimentos contêm fibras e em que quantidade? A gente facilita para você. Confira uma tabela de alimentos que soltam o intestino:
Alimentos ricos em fibras | Quantidade de fibras em média |
Linhaça | 33 g a cada 100 g |
Feijão carioca | 7 g por xícara |
Abacate amassado | 2 g por colher de sopa |
Aveia em flocos | 9 g a cada 100 g |
Pera | 3 g por unidade média |
Maçã | 3 g por unidade |
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos
Além dessa lista, há outros alimentos que também ajudam a liberar o trânsito intestinal:
- Mamão
- Ameixa
- Abóbora
- Leite e derivados
- Azeite de oliva
- Lentilha
Sabemos que apresentar novos alimentos para nossos filhos nem sempre é fácil, certo? A mudança de hábitos deve ser inserida no cotidiano da família, de forma integral. Então, a forma mais tranquila e acolhedora de fazer isso é com a participação dos pais e irmãos.
Por que não fazer uma vitamina de mamão para toda a família saborear na hora do lanche? Ou, então, acrescentar duas colheres de aveia ao iogurte? E que tal colocar um pouco de azeite na comida da criança? Além de dar um sabor especial, ajuda a equilibrar o funcionamento do intestino.
Como soltar o intestino: a importância de beber bastante água
Outra dica importante para soltar o intestino preso do bebê e das crianças é: garantir que elas bebam bastante água.
Afinal, as fibras que ingerimos ajudam a formar um tipo de gel no intestino, que facilita o trânsito tranquilo do bolo fecal até o vaso sanitário. Mas, para que isso aconteça, também é preciso que haja água. Se uma pessoa comer bastante alimentos com fibras sem a ingestão de água, isso pode causar o efeito contrário e agravar a constipação.
Por isso, se a sua criança estiver com o intestino preso, pode ir enchendo a garrafinha de água, e ajude a lembrá-la de tomar aos pouquinhos, ao longo do dia.
Com algumas alterações no cardápio e na rotina da família, podemos manter os intestinos de todo mundo reguladinhos e a hora de ir ao banheiro pode ser muito mais tranquila!
Precisa de ajuda para pensar em maneiras atrativas de apresentar frutas e alimentos com fibras às crianças? Leia este artigo e confira dicas para montar um prato colorido e nutritivo: