Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Carregando página NINHO.
A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Bebendo água para viver bem

Nestlé por Crianças mais Saudáveis NC
Menino bebendo água em um copo de vidro.

Sabe quando falamos que água é vida? Não é sem motivo: aproximadamente 75% do nosso planeta é composto por água! Quando nos referimos ao corpo humano, ela está presente em 60% do corpo adulto, e em 80% do corpo das crianças. É muita água, mesmo!

A água é muito importante para a manutenção do corpo. A gente sobrevive mais tempo sem comida do que sem água! Mas nosso corpo não é capaz de produzir água sozinho. Por isso, precisamos nos hidratar bem durante o dia para manter os níveis adequados de líquido no nosso organismo.

Estar sempre bem hidratado é fundamental para manter tudo em ordem e aproveitar o melhor dos alimentos, pois é a água que leva os nutrientes até as células do nosso corpo. A temperatura interna também depende da água que bebemos para ficar equilibrada, evitando febres, que são supercomuns durante a infância e são sempre um sinal de que algo não está funcionando muito bem dentro de nós.

É importante ter cuidado com a origem da água que estamos ingerindo. Como nem todas as regiões do Brasil têm tratamento de qualidade da água potável, o ideal é não dar às crianças água tirada direto da torneira.

Ferver a água pode ajudar a garantir que as bactérias e outros micróbios sensíveis ao calor fiquem longe da nossa fonte de hidratação. Se não for possível, as melhores opções são as purificadas (com filtro ou purificadores) e a água mineral engarrafada.

A hora do troninho agradece!

Beber água também tem tudo a ver com a hora de fazer o número 1 e o número 2!

Para que a criança não sofra com prisão de ventre, a hidratação é uma das maiores aliadas. Caso a alimentação e a hidratação não sejam suficientes para regular o intestino do seu filhote, está na hora de consultar um pediatra para investigar o que pode estar causando esse desconforto.

E a cor do xixi indica se a criança está com a hidratação em dia ou não. Xixi muito escuro = pouca água no organismo. Xixi clarinho = estamos em dia!

Minha criança não bebe água, e agora?

O segredo é sempre oferecer um copo de água para a criança, sem esperar que ela peça. O exemplo dos pais e cuidadores também conta muito nesse momento. Se os adultos estão bebendo refrigerante, é pouco provável que a criança queira beber algo diferente. Ofereça água para elas, mas também beba sempre que estiverem próximos.

Garrafinhas coloridas e divertidas podem ser ótimas aliadas na hidratação das crianças. Opte pelas versões reutilizáveis, feitas de material resistente e que não fiquem com cheiro ou sabor. Utilizar a mesma garrafinha também é uma forma de incentivar o consumo consciente! No final deste texto, temos uma atividade prática para ajudar a ensinar esse hábito às crianças.

Outra dica interessante é oferecer água saborizada, com folhas de hortelã e frutas picadas. Monte com a criança utilizando uma combinação das frutas que elas mais gostam.

Com pouca criatividade? Confira essa receita de água saborizada verde mix para testar em casa!

A quantidade ideal de água para cada fase

Por estarem sempre em movimento, correndo e brincando por todos os lados, as crianças costumam perder mais líquidos do que os adultos. Meninos e meninas precisam beber quantidades diferentes de água para cada faixa etária. As recomendações mais comuns são:

Meninos

  • 1 - 3 anos: 1,3 litros
  • 4 - 8 anos: 1,7 litros
  • 9 - 13 anos: 2,4 litros
  • 14 - 18 anos: 3,3 litros

Meninas

  • 1 - 3 anos: 1,3 litros
  • 4 - 8 anos: 1,7 litros
  • 9 - 13 anos: 2,1 litros
  • 14 - 18 anos: 2,3 litros

Importante: a quantidade de água ideal varia, também, com o peso da criança e as atividades físicas que ela realiza. Por isso, é sempre importante consultar com um pediatra de confiança, considerando todas as suas particularidades.

Essa quantidade inclui a água nos alimentos e em outras bebidas, como sucos e chás. Entre os alimentos que mais possuem água, estão:

  • Melancia
  • Morango
  • Pêssego
  • Framboesa
  • Abacaxi
  • Pepino
  • Alface
  • Espinafre

Dica: para uma boa digestão, é importante evitar beber água durante as refeições, pois pode provocar uma sensação de saciedade e fazer com que a criança perca a fome, ficando sem se alimentar direito.

E, claro, para os papais e mamães de plantão: a hidratação deve ser prioridade para vocês também! Especialistas indicam que adultos devem consumir cerca de dois litros de água por dia, mas o cálculo pode variar de acordo com o peso e estilo de vida.

Por exemplo: se você pratica atividades físicas regulares, o consumo deve ser superior a 2 litros. Se você cumpre uma dieta médica rica em sal, é necessário aumentar o consumo de água. Quanto mais acelerado o metabolismo, maior a necessidade de ingestão de água. E por aí vai!

Aprendendo brincando!

Temos uma dica ótima para incentivar as crianças a beberem água, de forma divertida e usando a criatividade: clique aqui para acessar a atividade ilustrada!

Agora, é só lembrar de abastecer a garrafinha sempre que necessário e manter as crianças hidratadas!

Tags deste conteúdo
X