Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Carregando página NINHO.
A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Quais os benefícios da atividade física na infância?

Ninhos do Brasil NB
Na foto que representa os benefícios da atividade física, há um homem e um menino jogando basquete em uma quadra ensolarada. O homem está levantando o menino por trás, e, o menino está segurando a bola de basquete. Os dois estão vestidos com bermuda e casaco e estão sorrindo

Sabe qual é a melhor parte dos benefícios da atividade física na infância? É que eles podem durar a vida toda! Mas, claro, se aproveitados da maneira certa ao longo dos anos.

Crianças costumam ser cheias de energia para gastar, como mães e pais bem sabem. Nessa fase da vida, a atividade física é muito importante para o desenvolvimento físico, psicológico e social.

Para terem uma vida saudável, seus filhos precisam de uma rotina ativa, movimentando o corpo com brincadeiras, exploração e interação com outras crianças. Além de ser bom para a saúde, é receita de diversão.

Quais os benefícios da atividade física na infância?

O exercício físico é importante em todas as fases da vida da criança, cada idade com atividades próprias ao ritmo de crescimento.

Dos 5 aos 7 anos, ainda não é recomendada a prática regular de esportes de resultado, para não prejudicar o desenvolvimento de alguns grupos musculares. Porém, a partir dos 8 anos a criança já pode ir descobrindo qual é o seu esporte favorito.

Confira abaixo alguns dos benefícios que tornam a atividade física tão importante para os seus filhos.

Exercitar-se ajuda a manter a saúde dos ossos e músculos

Você sabe o quanto seu filho cresce rápido, não é mesmo? Nesse sentido, as brincadeiras, jogos e atividades físicas são importantes para fortalecer os ossos e músculos em formação e crescimento.

Crianças saudáveis costumam ser ativas e todo esse movimento é importante para que elas cresçam saudáveis e fortes.

Atividade física ajuda no desenvolvimento psicomotor e da consciência do corpo

Correr, pular, se agachar e rolar no chão são importantes não apenas para exercitar os músculos e articulações, mas também para desenvolver o cérebro da criança.

Com brincadeiras e atividades físicas, seu filho aprende a entender os limites e as possibilidades do próprio corpo. A atividade física também ajuda a criança a se orientar no espaço, a saber até onde pode ir e o que é capaz de fazer sem se machucar e sem machucar os outros.

Exercícios previnem a obesidade infantil

Hoje em dia, a obesidade infantil é um problema enfrentado por muitas famílias. E uma das causas é uma rotina de vida cada vez mais sedentária.

As crianças precisam gastar energia e a melhor forma é praticando atividade física. Reduza o tempo do seu filho diante das telas e combine uma rotina de brincadeiras que envolvam movimentar bastante o corpo! Além de divertido, isso garante uma vida mais saudável e com menos risco de sobrepeso.

Atividade física é um aliado na socialização da criança

Além dos benefícios para a saúde do corpo, o exercício físico também traz muitos benefícios psicológicos e sociais para a criança.

Brincar com outras crianças estimula o convívio, ajuda a aprender regras sociais, respeito às outras pessoas, pode estimular a cooperação e a amizade.

E brincar também pode ser uma boa forma de fortalecer o vínculo das crianças com os pais e mães. Sempre que possível, participe das atividades e brincadeiras do seu filho, pode ser até dentro de casa. Vocês se divertirão juntos e deixarão mais forte a relação de cumplicidade e afeto.

Preste atenção para não reforçar a competição

Crianças podem ser competitivas e, muitas vezes, a atividade física pode agravar esse instinto. Tentar correr mais rápido que os amiguinhos, pular ou escalar mais alto são comportamentos normais do desenvolvimento das habilidades sociais, mas é preciso atenção dos pais para que isso não seja exagerado.

Por isso, sempre que for preciso, converse com as crianças e estimule brincadeiras que tenham mais diversão do que competição. Lembre ao seu filho que o mais importante é todos se divertirem, e não vencer sempre.

Além disso, esportes competitivos costumam ser recomendados a partir dos 12 anos, quando a criança já tem mais maturidade emocional e um desenvolvimento corporal e mental mais aprimorado.


Enfim, não importa como será a atividade, o importante é que a criança tenha uma rotina ativa e se divirta! E quanto mais os pais se envolverem nas brincadeiras, mais forte e saudável será o vínculo familiar. Então, mexam-se!

Que tal algumas ideias para a diversão da criançada?

Tags deste conteúdo
X