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Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Como conversar com seu filho sobre o dia na escola?

Flávia Valadares FV
Mãe abraça por trás a filha que, sentada em frente a uma mesa com vários papéis e lápis de cor, pinta um desenho

O início da vida escolar desperta um turbilhão de emoções para alunos e seus pais! Enquanto os filhos entram na sala de aula, os pais, em casa, ficam tentando imaginar o que as crianças estão fazendo. Um milhão de perguntas enchem a nossa mente.

Você tenta imaginar a criança no recreio e se pergunta com quem ela está brincando... Será que ela comeu o lanchinho que eu preparei? A criança sentada ao lado dela é legal? O professor é simpático? Ela cochilou?

Os pais querem saber os mínimos detalhes. “Com quem você se sentou na hora do lanche? O que você aprendeu na aula de matemática hoje? As crianças foram legais com você no ônibus? Será que a sala estava bem arejada? Deixaram as janelas abertas?” Então, a criança lança aquele olhar pra você e: cri… cri… cri...

O que eu tenho pra te falar é bem importante: você não vai ficar sabendo de tudo! Ou, pelo menos, não vai saber muita coisa... E isso é normal. Uma enxurrada de perguntas não funciona e o silêncio pode te causar perplexidade. E quando vem alguma resposta, elas são curtas: "não sei", "joguei", "nada"... Você logo começa a se preocupar, não é verdade? Preciso te tranquilizar: isso acontece com a maioria das crianças!

Muitos pais pensam, erroneamente, que, se a criança não conta o que está fazendo na escola, é porque não está gostando ou porque coisas “terríveis” estão acontecendo! No entanto, é normal que uma criança não queira contar o que fez na ausência dos adultos. A escola faz parte da vida da criança e a apropriação desse espaço ajuda a desenvolver a sua autonomia, ou seja, ajuda a criança a crescer e a construir a sua própria identidade.

O que se passa na mente das crianças para não contarem sobre o dia na escola?

O cérebro da criança ainda está se desenvolvendo e não funciona como o seu cérebro. Os adultos podem visitar memórias que se passaram há várias semanas e comunicá-las, enquanto a criança enfrenta dificuldades para se lembrar de coisas triviais, como o que fez nas últimas férias.

Dar um passo para trás e resumir para os adultos é exatamente o que ação e experimentação representam para as crianças: as crianças têm uma noção de tempo diferente da visão dos adultos. Para elas, o tempo é muito mais curto: elas estão realmente vivendo no momento presente.

A maioria das crianças ainda não consegue encontrar as palavras certas e se comunicar com clareza. Elas carecem de vocabulário e não são capazes de expressar na íntegra o que estão sentindo. Essa capacidade pode ser aprendida e trabalhada. Além do mais, como eu disse anteriormente, as crianças não têm a memória flexível como a dos adultos.

Contar o dia na escola leva a criança a falar sobre um passado, que apesar de próximo, ainda é um passado. Em um nível cognitivo e linguístico, falar sobre o passado requer capacidades mais avançadas que relatar algo no presente.

Pense em como você normalmente se sente no final de um longo dia de trabalho. Você está começando no emprego novo, se ajustando a uma nova rotina. Depois de um longo dia de trabalho, você muito provavelmente não está a fim de responder a uma sequência interminável de perguntas.

As crianças não são tão diferentes de você, seus pequenos corpos e mentes precisam de um descanso quando chegam em casa. As crianças vão se abrir e falar sobre o dia delas se você descobrir uma maneira melhor de se comunicar.

Então os pais não devem se preocupar? Não, com o tempo a criança vai se lembrar. Você tem que ser paciente. Quando seu filho não conta nada não significa que o seu dia foi ruim. As crianças têm uma capacidade de adaptação muito maior do que os adultos.

E como conversar com meus filhos sobre o dia na escola? Dicas e cuidados!

1. Dê um tempo para criança

Como os adultos, as crianças precisam de tempo para relaxar após um longo dia de estudo. Permita que as crianças simplesmente descansem ou se envolvam em algo que elas gostem depois da escola. Elas precisam de tempo para reconstruir sua energia ou então esgotar sua energia reprimida! Apenas seja paciente.

2. Aceite o que seu filho consegue oferecer

Quando as crianças decidem compartilhar as informações sobre o dia delas, é importante concordar com o que elas decidem compartilhar. Isso significa escolher aceitar o "recreio" como uma resposta a "qual foi sua parte favorita do dia?". Eles podem não estar compartilhando os detalhes que você esperava, mas, ao ouvir com muito interesse, você está definindo o tom para uma vida inteira de comunicação com seu filho.

3. Ouça antes de falar

Os pais que sabem verdadeiramente ouvir mostram que se preocupam e compreendem seus filhos. Mas, para se tornar um bom ouvinte, você precisa praticar. Quando seu filho te contar sobre o dia dele, guarde os aparelhos eletrônicos, tente manter o contato visual e dê a ele toda a atenção, com o seu corpo e a sua mente.

4. Descubra o momento ideal para conversar

Pode ser até mesmo quando você está fazendo algo simples e rotineiro com seu filho. Por exemplo, ele pode gostar de falar quando vocês estão passeando com o cachorro ou quando estão preparando o jantar juntos.

5. Fale sobre o seu dia

Os pais podem acostumar a criança a contar histórias servindo como modelo. Por exemplo, quando você conta sobre o seu dia de trabalho: “Filho, hoje, na hora do almoço, comi o meu prato preferido… e você?", “Hoje eu conversei lá no trabalho com um amigo e ele me disse que vai viajar nas férias, e você, meu filho, brincou de que com seus amigos na hora do recreio?” Você usa ganchos em meio a uma conversa e, de forma respeitosa, você faz a criança contar alguma parte da rotina dela na escola naturalmente.
 
Leia também: Infância feliz: qual a importância das tradições familiares

6. Demonstre empatia e entre no mundo da criança quando ela começar a contar algo

Você pode dizer coisas como “Isso é muito interessante. Então o que aconteceu?” ou '”e como você se sente sobre isso?”. Ao falar sobre a escola ou sobre os professores com seu filho, use uma linguagem respeitosa. Por exemplo, “posso ver que é frustrante, mas sua professora está correta nessa situação”, ou “sim, isso parece injusto, mas talvez você não saiba toda a história.” É muito importante demonstrar respeito aos amigos, à professora e à escola.

7. Encoraje  a resolução de problemas

Se o seu filho menciona que ele está tendo dificuldades na escola, não tente encontrar a solução sem envolvê-lo no processo.

Em vez disso, aproveite a oportunidade para ensinar a criança a resolver seus problemas. Você pode encorajá-la a encontrar algumas soluções possíveis por conta própria. Em seguida, ajude a escolher aquela que parece ser a melhor e avalie com ela se essa solução foi eficaz ou não.

8. Obtenha ajuda se necessário

Se o seu filho parar de falar sobre suas atividades diárias, pode ser um indicativo de algo preocupante,  especialmente se ele é naturalmente falante e se fecha de uma hora para outra. Ao notar mudanças no comportamento de seu filho é aconselhável buscar a ajuda de um professor ou da coordenação escolar.
 
Algumas crianças precisam de tempo para processar informações. Na medida que a criança se sente segura, pequenos detalhes sobre o dia serão revelados. As crianças ficam mais animadas em compartilhar as experiências quando não estão sendo pressionadas a produzir uma resposta na hora.

Em seu próprio tempo, elas serão capazes de lembrar as coisas que são importantes. Demonstre empatia e respeito, mantenha essas linhas de comunicação abertas e ouça ativamente as histórias que as crianças compartilham.

O silêncio das crianças também pode ser um sinal de timidez! Descubra mais sobre neste artigo.

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