Como escolher a creche ideal para seu filho?
Escolher a creche do bebê é sempre um motivo de dúvida e preocupação para mães e pais. Afinal, o cuidado com os filhos é a coisa mais importante para toda família, por isso é fundamental que a primeira escola seja um ambiente em que a criança se sinta em casa.
Em meio a tantas opções diferentes de espaço, propostas pedagógicas e métodos de trabalhos, quais critérios adotar para decidir qual é a escola ideal para seus filhos? Além da questão mais óbvia, que é saber se a creche se encaixa no orçamento familiar, há vários outros pontos que podem ajudar a tomar a decisão.
Quais critérios são importantes para encontrar uma escola com o jeito da sua família
Preparamos algumas dicas para ajudar mães e pais nessa escolha. Em alguns pontos, não existe certo e errado, pois cada família tem os seus valores e a sua visão sobre o que é mais importante para os filhos. Entre tantos requisitos, priorize aqueles que você não abre mão.
Em primeiro lugar, procure a escola mais segura
O primeiro critério a observar na hora de escolher a creche é a segurança, tanto a externa quanto a interna.
A escola tem portaria? Como é controlado o acesso de pessoas de fora da comunidade escolar? Os pais precisam saber que os filhos estarão seguros e protegidos enquanto estiverem na creche.
Internamente, observe se os espaços são seguros e adaptados para proteger as crianças de acidentes. As janelas têm tela de proteção? As escadas têm adesivos antiderrapantes para evitar quedas? A cozinha tem porta de segurança? Os banheiros são adaptados? Como são as tomadas de energia elétrica? Verifique também se há extintores de incêndio e qual é o protocolo em caso de emergência.
Considere, ao conhecer a creche, as mesmas questões de segurança que você não abre mão na sua casa.
Leia também: Ansiedade infantil de separação: o que é?
Quais as condições de higiene da creche?
A limpeza e os cuidados de higiene da escola são fundamentais para cuidar da saúde das crianças. Na sua visita, observe bem o asseio dos banheiros e demais espaços. Uma dica é visitar a escola em um horário não combinado, para ter um retrato mais fiel do dia a dia da instituição.
Na cozinha, procure saber, além da limpeza do ambiente, como são recebidos e acomodados os alimentos. Também é bom observar se as pessoas que cuidam das crianças têm pias para higienizarem as mãos em locais de fácil acesso.
E, em tempos de preocupação com a pandemia, converse sobre os protocolos de higienização e proteção adotados pela escola. Observe também se os ambientes são arejados, se há circulação de ar, se o prédio recebe luz solar diretamente.
O cardápio da escola é saudável?
A nutrição das crianças é um ponto que merece todo cuidado e atenção na hora de escolher a creche. Dê preferência a escolas que preparam as refeições com alimentos frescos e cardápio variado, sem uso de ultraprocessados e embutidos, que costumam conter alto teor de sódio e açúcares.
Um ponto fraco nos cardápios costuma ser o lanche: evite escolas que oferecem aos bebês alimentos com excesso de açúcar.
Leia também: Os primeiros alimentos do meu bebê
Atenção para a proposta pedagógica
Cada escola adota uma filosofia de cuidado e educação, e é importante que a família esteja alinhada a essa proposta. Você deseja uma visão mais tradicional? Mais experimental? Informe-se sobre a linha pedagógica seguida pela instituição.
Alguns pontos merecem ser considerados, como, por exemplo, os tipos de brinquedos que as crianças recebem para brincar. São adequados à faixa etária? O uso de eletrônicos pela escola também requer atenção dos pais, pois especialistas contraindicam tablets e aparelhos semelhantes para crianças menores de dois anos.
Verifique também se a creche oferece atividades ao ar livre, se o número de cuidadores por turma é adequado (o recomendado no berçário é ter uma cuidadora para cada três ou quatro bebês, e turmas de no máximo oito ou dez crianças por sala).
E procure observar como é a relação da equipe com as crianças, se há atenção e afeto das cuidadoras, pois o carinho é fundamental em todas as fases do desenvolvimento, principalmente na primeira infância.
Ouça sua intuição
Por mais que você avalie critérios objetivos na hora de escolher a creche dos seus filhos, o mais importante é: você se sente bem naquele espaço? Há acolhimento, cuidado e comprometimento na relação da equipe com as crianças e com os pais e mães?
Escolha uma creche com que a família possa ter uma relação de confiança e reciprocidade. Para isso, é fundamental a abertura ao diálogo. E lembre-se: não existe receita pronta e a melhor escola é aquela que combina com o seu jeito.