Coto umbilical: saiba como cuidar do umbigo do seu bebê
O cordão umbilical é o elo do bebê com a mãe, que por nove meses foi sua casa e seu mundo. O corte do cordão umbilical é, portanto, um dos momentos mais emocionantes do nascimento. A partir deste momento, o bebê precisará respirar sozinho e ser alimentado. Tem início sua jornada pela independência.
O coto umbilical permanecerá por vários dias, sendo a limpeza dele parte importante da rotina de cuidados com o bebê. Esse pedacinho de pele é uma preocupação de todos os pais e mães e inspira cuidados até das vovós mais experientes. Mas os cuidados são bem simples! A limpeza do umbigo pode ser feita com álcool 70º, uma ou duas vezes por dia, durante a troca de fraldas.
Umedeça o algodão com álcool 70º e limpe circulando o umbigo, com cuidado, mas sem medo: o tecido cicatricial dele não dói! O bebê pode apresentar, no máximo, um ligeiro desconforto durante a operação de limpeza do umbigo. Caso prefira, também pode utilizar uma fraldinha de pano para limpá-lo, mas sem esfregar.
Não é recomendado colocar faixa, moeda ou qualquer objeto no umbigo do recém-nascido. Isso pode deixar o coto umbilical inflamado ou até mesmo infeccionar. Mesmo depois da queda do coto umbilical, evite essas “intervenções”. Elas não alteram o formato do umbigo e podem machucar o recém-nascido.
Fases do coto umbilical
Quando o bebê nasce, o coto umbilical tem um aspecto gelatinoso e esbranquiçado.
Ele vai ressecar e endurecer antes de finalmente cair. A cor também muda: o coto umbilical fica amarelado, vai escurecendo até cair.
Quanto tempo demora para cair o coto umbilical?
O coto umbilical costuma cair entre 7 e 15 dias de vida do recém-nascido. Mas essa é apenas uma média: a queda do umbigo pode demorar muito mais tempo, sem que isso seja razão para se preocupar. Se não estiver inflamado nem apresentar mau cheiro, é só continuar seguindo a orientação do pediatra.
A evolução do umbigo é observada durante a consulta pediátrica do recém-nascido. Aproveite para esclarecer dúvidas a respeito dele.
Umbigo inflamado ou sangrando
Em alguns casos, o coto umbilical pode apresentar pequenos sangramentos. É normal que o umbigo sangre. Limpe com álcool 70º e mantenha o coto umbilical seco. Mas atenção: um sangramento constante ou exagerado deve ser comunicado à enfermeira ou pediatra. A inflamação também requer atenção médica e deve ser imediatamente relatada ao médico de família.
O umbigo do bebê sujou de cocô! E agora?
Respire fundo. Como as fezes do bebê costumam ser mais líquidas nos primeiros meses, não é raro que o umbigo fique sujo de cocô naqueles episódios de vazamento da fralda. Mas não é motivo de desespero.
Para evitar o desconforto, é só limpar assim que acontecer. Aqui, vale a mesma dica do algodão ou fraldinha de pano umedecidos no álcool 70º.
Se o acidente foi forte, e o bebê e o umbigo estiverem muito sujos, pode ser uma boa ideia antecipar o banho.
Pode molhar o coto umbilical?
Sim! Há um mito de que o coto umbilical não pode ser molhado, mas não há problema em molhar o umbigo durante o banho do bebê. Seque-o delicadamente com a fralda de pano, após o banho.
Em alguns países muito frios é costume adiar o banho por vários dias, até que o umbigo caia, mas o banho pode ser dado conforme o hábito da família. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é aguardar 24 horas do nascimento ou, se isso não for possível, postergar o banho por pelo menos 6 horas, pois o vérnix que cobre o bebê ajuda o recém-nascido a manter estabilidade térmica. Depois disso, o banho pode ser diário ou apenas algumas vezes por semana, conforme a preferência da família. A água deve ser morninha, nem muito quente nem fria, próxima à temperatura natural do corpo (36,5 °C).
Quer saber mais dicas para um banho gostoso no filhote? Confira no portal Baby and Me: Como dar banho no seu bebê?