Tocar música para criança ajuda no desenvolvimento infantil?
É verdade! A música para criança auxilia muito no desenvolvimento infantil. Aquela velha história de colocar Mozart ou Beethoven para bebês ouvirem enquanto dormem tem um fundamento e vamos explicar tudinho.
Você saberia definir o que é música?
A definição propriamente dita de música é uma busca almejada por muitos psicólogos, musicistas, sociólogos e diversos outros profissionais.
A verdade é que não há uma definição 100% correta. Podemos dizer que a mais utilizada hoje é: um conjunto de melodia, harmonia e ritmo.
Mas convenhamos: música é muito mais do que isso, não é? Muitos estudiosos enxergam seu significado como uma linguagem universal, que se mescla com manifestações culturais e artísticas de cada lugar e pessoa.
É o dizer, o expressar e o sentir em um mesmo ritmo 🎶
A influência da música para criança no desenvolvimento infantil
A música é uma linguagem em si: a linguagem musical.
Não é à toa que muitos professores de idiomas indicam o estudo de línguas estrangeiras através de letras de músicas. Isso promove uma memorização associativa - que é, nesse caso, quando associamos o significado de determinadas palavras à música.
O truque musical também é muito usado por professores de cursinho pré-vestibular. Você já viu? As melodias são grandes aliadas na hora de memorizar fórmulas de matemática, química e física.
Então, de uma coisa já sabemos: a música ajuda - e muito - no momento dos estudos. Podemos dizer que ela promove uma sinestesia entre corpo, mente, sensibilidade, razão, técnica e criatividade.
Ok! Entendemos que a música tem um papel fundamental na vida humana e pode servir de ferramenta para muitos objetivos. Mas como exatamente funciona essa influência da música nas crianças no desenvolvimento infantil?
Acompanhe para descobrir 🙂
A música para criança e o desenvolvimento cognitivo infantil
A primeira influência da música para criança é no desenvolvimento cognitivo infantil - que, em outras palavras, significa a forma como elas entedem e processam o conhecimento.
Além da música ajudar no aprendizado, por meio da memória auditiva, associativa e emocional, ela também aumenta a concentração da criança e estimula o raciocínio lógico.
Isso acontece devido à semelhança que a música tem com um discurso falado, por conter conexão de sons e estruturas completas em suas sequências sonoras temporais.
Então, aí vai uma dica: apresente à criança diferentes estilos de músicas, sons e instrumentos musicais. É uma ótima forma de estimular o campo cerebral infantil 🎹🪕🎷🎸
Expressividade e consciência corporal como efeitos da música para criança
A segunda influência da música para criança está na expressividade e consciência corporal - ou seja, desenvolvimento motor!
Portanto, incentivar uma criança a dançar as músicas que gosta estimula sua coordenação motora, já que ela passa a “desenhar” as notas musicais com movimentos do corpo, criando uma consciência corporal. Além desse benefício, a dança também funciona como um ótimo exercício físico.
Quer uma sugestão além da dança? Veja se ela se interessa por instrumentos de percussão.
Comece pelo simples, com triângulos, tambores, baterias para crianças e sinos. Além de aprenderem sons novos, também praticam a capacidade motora!
Afetividade pela música
Chegamos à terceira influência da música para criança no desenvolvimento infantil: afetividade. Lembra que comentamos sobre a famosa técnica de colocar músicas clássicas enquanto os bebês dormem?
A questão é que toda música clássica é chamada assim por um motivo: a perfeição entre ritmo e melodia em seu roteiro. Por essa razão, ao expormos uma criança a esse som, acontece uma forte sintonia entre as notas musicais com as células do cérebro.
Essa prática pode surtir efeitos de tranquilidade na criança e há quem diga que até a resposta do cérebro a estímulos fica mais rápida.
De forma geral, expor a criança à musicalidade, seja ela qual for, ajuda a despertar a criação de vínculo e confiança na família.
Você sabia?
Segundo cientistas, determinados tons e notas entram em sintonia com a atividade cerebral, reduzindo os níveis de cortisona, que é um hormônio responsável pelo estresse, depressão e ansiedade. Ou como já diz o ditado: quem canta (ou ouve música) os males espanta!
A relação entre música, desenvolvimento infantil e sociabilidade
A quarta influência da música para criança se dá nas relações socioafetivas.
Devido à expressão linguística e corporal que é desenvolvida através da música, dança e letras, a capacidade de socialização da criança aumenta. Isso também vale para a empatia, já que a música incentiva a criança a expressar melhor seus sentimentos e emoções.
Para crianças mais tímidas, o benefício é ainda maior! Pode ser uma boa forma de ela se expressar e melhorar relacionamentos.
Quais músicas colocar para a criança dormir?
No geral, músicas mais calmas costumam funcionar. Mas aí vai uma dica!
Sons de elementos da natureza, como cantos de pássaros, folhas de árvores ao vento e água em movimento, ajudam a relaxar a mente humana e podem embalar um soninho bom.
Ah, e não falamos apenas do áudio, viu? O contato real com a natureza promove efeitos calmantes no corpo.
Experimente enfeites decorativos de minicascatas, que reproduzem o som das águas, para manter o som da natureza bem pertinho de você e da criança 💦🍃
Viu só o quanto de benefício no desenvolvimento infantil a música proporciona? Existem diversas formas de inserir e apresentar a música à criança: no momento de dormir, cantando junto, dançando, brincando ou até ensinando, como vimos que é um método famoso entre professores.
O importante no final, é que todos esses benefícios e aprendizados venham de forma divertida: na sua vida e na da criança ❤