Filmes e séries que levam a maternidade real para as telas
Por muito tempo, os filmes sobre maternidade, bem como as novelas, retrataram as mães de uma forma um tanto romantizada, não é mesmo? O bebê nascia e pronto – a família era feliz para sempre.
Mas, de uns tempos para cá, essa imagem começou a ficar mais verossímil, e a gente já consegue se identificar mais com as personagens. É bom porque vemos que não estamos sozinhas nessa loucura diária que representa cuidar de uma criança e das nossas próprias necessidades ao mesmo tempo, não é?
Por isso, selecionamos algumas séries e filmes que nos fizeram rir (ou chorar) como a gente faz mesmo.
5 séries e filmes sobre maternidade que você precisa assistir
Prontas para se reconhecerem na tela? Prepara a pipoca (e o lencinho)! Separamos algumas dicas que podem ser vistas em plataformas de streaming.
1. Supermães (série, 4 temporadas)
Nesta série canadense de quatro temporadas, produzida e distribuída pela Netflix, nos divertimos (e nos emocionamos) com um grupo de mães que enfrenta, na mesma época, os desafios de ser mãe após a licença-maternidade. Voltar à vida corrida e conciliar trabalho, amor, desejos e filhos não é lá das tarefas mais fáceis.
Além disso, os episódios exploram também a questão da depressão pós-parto – que, apesar de comum em muitas mulheres, não é tão vivenciada pelas telinhas.
2. Turma do peito (série, 2 temporadas)
Se tem alguém que entende o que é receber julgamentos disfarçados de conselhos, esse alguém é a Audrey – mãe de primeira viagem que participa de uma rede apoio para pais em seu bairro. A maternidade, nessa série australiana produzida e distribuída pela Netflix, é mostrada sem máscaras: noites em claro, dificuldades na amamentação e o impacto de um bebê em relações familiares, amorosas e entre amigos.
3. Minha mãe e eu (filme de drama, 2016)
Neste filme sobre maternidade, uma gravidez inesperada transforma o olhar de uma filha para a relação que tem com sua mãe, além de retratar a realidade de outras famílias. Com o filme, vemos que existem muitas formas de ser mãe. Dirigido por Paul Duddridge, Nigel Levy, com Susan Sarandon, Sharon Stone e Selma Blair.
4. Tully (filme de drama, 2018)
O drama, dirigido por Jason Reitman e distribuído no Brasil pela Diamond Films, traz Charlize Theron incrível interpretando Marlo, mãe de três filhos, com uma recém-nascida para cuidar. A vida dela começa a mudar quando ela aceita o “presente” oferecido pelo irmão: uma misteriosa babá para ficar com as crianças à noite. Este filme sobre maternidade é o retrato da exaustão materna, com final surpreendente.
5. Perfeita é a mãe! (filme de comédia, 2016)
Mãe perfeita? Em conto de fadas, se for! Nesta comédia, dirigida por Jon Lucas e Scott Moore e estrelado pela atriz Mila Kunis, o conceito de liberdade entra em conflito com as premissas da sociedade sobre o que é ser e desempenhar o papel de mãe. Ser perfeita aos olhares externos cansa. As protagonistas querem mais é ser reais – e este filme sobre maternidade mostra isso de maneira bem divertida! No Brasil, a distribuição da comédia é da Diamond Films.
Gostou das dicas? Já assistiu a todos? Se identificou com algum? Queremos saber!
Falando em identificação, você ouviu “Mãe na Pandemia”? Conversamos com a compositora e a cantora da marchinha que virou hit nas redes sociais.