Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Carregando página NINHO.
A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

O que são garatujas? Conheça importância para desenvolvimento infantil

Ninhos do Brasil NB
criança sentada em cadeira e mesa infantil com giz de cera azul em mão, desenhando em folha de papel, outras cores de giz disponíveis sobre a mesa

As garatujas estão muito presentes na vida das crianças, e você provavelmente as adora! O nome pode ser pouco atrativo, mas se trata daqueles rabiscos que sua criança faz por aí.

Então, você já sabe que as garatujas são muito especiais. Mas você sabia que, além do valor afetivo, elas têm grande importância no desenvolvimento do seu pequeno?

Neste texto a gente te conta por quê.

O que são garatujas?

Garatujas é o nome dado às expressões visuais de uma fase inicial do grafismo das crianças. Esses desenhos são muito importantes para que elas busquem representar sua realidade.

As garatujas expressam sentimentos e dão sentido ao mundo da criança. Elas podem ser de diferentes tipos e representam os primeiros passos na direção de um controle motor e do desenvolvimento criativo das crianças.

Rabiscos e garatujas: qual é a diferença?

Garatujas não deixam de ser rabiscos. A diferença está na forma de olhar. Adultos, nós podemos olhar para as folhas de papel cheias de traços e cores aparentemente desordenados e enxergar apenas rabiscos. Mas a criança vê esses traços como um desenho, ou mesmo palavras.

Os primeiros rabiscos que a criança se arrisca a colocar no papel são o começo da sua expressão de forma não oral. São as garatujas, que começam como traços contínuos no papel, criados a partir do prazer de se movimentar e enxergar o resultado e aos poucos vão ganhando maior controle e significados.

Garatujas são presentes em qual faixa etária?

As garatujas são os primeiros grafismos e expressões criativas da criança.

Elas costumam ocorrer entre o primeiro e o quarto ano de idade e começam no momento em que a criança consegue rabiscar com um lápis, giz ou caneta com firmeza. É bom ficar atento, porque os pequenos podem testar essa habilidade em diferentes superfícies: em uma folha de papel ou mesmo em mobílias e paredes.

É muito prazeroso para a criança ver que o movimento de sua mão deixa um traço no papel até então branco. Por isso, as primeiras garatujas costumam ser traços sem interrupções, e ultrapassando os limites do papel.

A criatividade infantil é evidenciada de muitas formas, e todas têm sua importância. Entenda o que é e como incentivar a criatividade das suas crianças:

Para saber mais: quais são as fases das garatujas?

As garatujas são agrupadas em três tipos ligados ao desenvolvimento infantil. Esses tipos vão se manifestar conforme a criança tiver tempo e espaço para rabiscar e se expressar com liberdade.

  • Garatuja desordenada, vem do prazer do movimento, sem se restringir aos limites da folha de papel.
  • Garatuja ordenada, com maior controle motor fino, com presença de movimentos circulares e representações do mundo ao seu redor.
  • Garatuja nomeada ou identificada, quando a criança começa a colocar intenção e muitas vezes nomear o que desenha.

Garatujas: qual é sua importância no desenvolvimento infantil?

As garatujas ajudam a criança a encontrar suas formas de representação da realidade, além de expressarem desejos e sentimentos. 

Também são muito importantes para o desenvolvimento motor, uma vez que a criança se desafia a segurar com mais facilidade o lápis ou caneta. 

Conforme os traços vão ganhando formas, saindo de linhas retas para movimentos circulares, por exemplo, a criança se sente cada vez mais segura. E depois passa a arriscar outras representações, tentando imitar o que vê dos adultos ou crianças maiores. A partir daí começam a aparecer pessoas, bichos e palavras.

Garatujas escritas e garatujas desenhadas: entenda diferenças

As garatujas podem ser traços criados mais pelo prazer de rabiscar do que pela tentativa de desenhar algo. Elas evoluem conforme a criança ganha segurança em seus rabiscos. 

As garatujas desenhadas são as garatujas que buscam representar algo que a criança vê, ou pensa. Já as garatujas escritas são tentativas de escrever, imitadas de crianças maiores ou adultos.

Não é importante que as garatujas se pareçam com um desenho literal ou com palavras inteiras escritas. Lembre-se que para a criança as garatujas são, sim, desenhos e palavras.

Como estimular as garatujas da criança

É interessante deixar a criança desenhar em diferentes superfícies e posições, com vários tipos de materiais, para estimular a coordenação motora e a criatividade: além do caderno, você pode oferecer papelão, colar uma cartolina ou papel craft na parede, oferecer giz de cera ou tinta etc.

O exemplo é sempre uma boa pedida: a criança pode se sentir mais estimulada se ver você escrevendo em papel também. Se você está sempre digitando no computador ou no celular, vale repensar esse hábito.

É bacana ficar de olho em como a criança expressa sua relação com os outros por meio de desenhos e como ela representa os objetos. Converse sobre os desenhos, pergunte quais foram as intenções dos traços, das cores… dá até para criar uma história para o desenho. Solte a imaginação com seu filhote!

E não precisa ter pressa para incentivar que a criança faça traços perfeitos ou escreva corretamente – ela vai experimentar e descobrir aos poucos.

As garatujas têm tudo a ver com desenvolvimento! Saiba mais sobre a importância de incentivar a expressão das crianças no nosso post sobre:

Tags deste conteúdo
X