Crianças na cozinha: receita rápida de ketchup caseiro
Todo mundo tem um jeito favorito de comer cachorro-quente. Os paulistas não dispensam o purê, enquanto em outros lugares colocam de tudo, até ovo de codorna. Mas, entre os molhos, o ketchup é o mais queridinho! Concorda?
Que tal experimentar uma receita prática e saborosa de ketchup caseiro, para levar a família para a cozinha e de quebra deixar as crianças soltarem a criatividade?
Por que fazer ketchup caseiro?
O ketchup industrializado costuma ter excesso de sódio, excesso de açúcar e sabor artificial. Para muitos especialistas em nutrição, esse molho é um vilão se consumido em excesso.
Preparando um ketchup caseiro, além de unir a família, você consegue uma versão muito mais saudável e saborosa. Dá para variar nos temperos e ainda acrescentar suas especiarias preferidas!.
O ketchup caseiro pode ser armazenado por mais ou menos três semanas na geladeira em um pote bem vedado, ou congelado por até três meses. Vamos para a cozinha? Chame a criançada!
Confira a receita de ketchup caseiro
Para preparar essa deliciosa receita artesanal de ketchup, você precisa de:
- 4 tomates maduros
- meia cebola picada
- 1 colher de chá de azeite
- 1 dente de alho picado
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- 1 colher de chá de vinagre de vinho tinto
- meia colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
Já separou os ingredientes? Então é só começar a preparar. Veja como é fácil:
- Bata bem os tomates no liquidificador, até deixar tudo bem homogêneo e sem pedacinhos. Em seguida, reserve.
- Coloque uma panela no fogo, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho.
- Despeje na panela os tomates que você bateu antes, o vinagre, o sal, o açúcar e a pimenta-do-reino.
- Mexa bem e deixe tudo cozinhar, em fogo médio, por cerca de 15 minutos.
- Apague o fogo, deixe esfriar e coloque em um recipiente da sua escolha.
Viu como é fácil? Agora é só usar seu ketchup caseiro como acompanhamento nos seus lanches prediletos.
Como as crianças podem ajudar na hora de fazer ketchup caseiro?
As facas e o fogão devem ficar sob responsabilidade dos adultos, mas as crianças podem ajudar em outras etapas do preparo do ketchup caseiro.
Tirar as sementes do tomate com uma colher, adicionar os temperos, mexer a receita, ligar o liquidificador e passar o molho para um pote quando estiver pronto são processos seguros e que podem incluir a criança.
Permita também que ela monte o próprio cachorro-quente quando estiver tudo pronto, estimulando a autonomia e deixando tudo mais divertido. Crianças maiores podem participar de outras etapas da receita – sempre com supervisão.
Leia também:
Você já aprendeu a fazer ketchup caseiro, mas não é só com ketchup que se faz uma refeição, certo? Confira estas receitas igualmente fáceis de cachorro-quente e maionese caseira e deixe a hora do lanche mais saudável e saborosa!