Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Carregando página NINHO.
A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Maquiagem infantil: 6 dúvidas respondidas e muitas reflexões

Ninhos do Brasil NB
Foto de uma menina usando maquiagem colorida e uma blusa felpuda fazendo bico com a boca sobre fundo rosa.

Enquanto a maquiagem infantil pode fazer os olhinhos das crianças brilharem, a cabeça dos cuidadores se enche com várias perguntas. Será que ela já tem idade para isso? Não é muita “adultização” da criança? Esses produtos podem causar algum tipo de reação na pele?

Entre todas as questões, uma coisa é certa: o uso de maquiagem deve ser saudável para a criança – tanto para a pele quanto no aspecto socioemocional. Afinal, as makes têm tudo a ver com a noção de beleza.

Vale olhar para si ou para pessoas que você conhece e se perguntar: qual é o real motivo de usar maquiagem? O que os cosméticos representam para você hoje? 

Essas questões são importantes porque dizem muito sobre a relação que a sua criança pode criar com a maquiagem. 

Mesmo que você não incentive, em algum momento, o assunto ou os produtos chegam até a criança. Seja brincando com coleguinhas que já têm acesso a sombras, blushes e batons, seja usando filtros no celular que simulam cílios postiços (quem nunca brincou com eles?). É preciso se preparar para saber como lidar com isso. Esse é só o começo de uma reflexão profunda: vem com a gente entender mais sobre o assunto!

1. Pode passar maquiagem infantil em criança?

Há mães e pais que proíbem o uso da maquiagem infantil e alegam ser coisa de adulto. Mas há também quem não veja mal algum e permita o uso. Ou seja: cabe a você (mãe, pai ou responsável) decidir se vai restringir a maquiagem.

Vale entender que as crianças conhecem o mundo por meio da imitação: se elas veem colegas da escola ou pessoas da família se maquiando e se sentindo bem com isso, é natural que queiram copiar o comportamento.

O mais importante é compreender o que a maquiagem significa para a criança e por que ela quer se maquiar.

É interessante mostrar que a maquiagem é uma espécie de brincadeira, uma experiência leve e divertida, como se fantasiar e brincar de faz de conta. Ainda, cabe reforçar que maquiagem é para ser usada com moderação e não deve ser parte indispensável da rotina.

Do contrário, o ato de se maquiar pode ultrapassar os limites do lúdico, num processo de adultização da criança.

2. A partir de que idade pode usar maquiagem infantil? 

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as maquiagens infantis podem ser usadas a partir dos 3 anos de idade, desde que aplicadas por adultos.

Antes disso, a pele ainda é muito sensível, imatura e sujeita ao desenvolvimento de alergias com mais facilidade.

Uma dica é não apresentar a maquiagem infantil para a criança e nem encorajá-la a se maquiar. Deixe que ela leve essa ideia até você e, aí sim, crie um diálogo sincero sobre as makes.

Se você optar por permitir o uso da maquiagem infantil, é importante fazer a escolha dos produtos adequados.

3. Que tipo de maquiagem criança pode usar?

Crianças podem usar maquiagens infantis registradas pela Anvisa. Por isso, procure pelo selo de aprovação da agência e a faixa etária indicada no rótulo do produto.

Ah, as maquiagens que acompanham bonecas e outros brinquedos não são próprias para o uso de crianças, ok?

E não ofereça cosméticos de adultos para as crianças. Mesmo que sejam maquiagens hipoalergênicas, a pele das crianças pode, sim, sofrer reações alérgicas.

A maquiagem infantil tem menos aditivos químicos do que os produtos destinados a adultos. O mesmo acontece com os esmaltes infantis, que são feitos à base de água.

Algumas características da maquiagem infantil para ter em mente:

  • Para o produto ser considerado seguro, ele precisa passar por testes de segurança, como testes de toxicidade, de fotoirritação, compatibilidade cutânea e ausência de potencial alergênico.
  • O baixo poder de fixação também conta: significa que a maquiagem não tem duração prolongada e sai facilmente.
  • A coloração dos batons e brilhos labiais deve ser suave e temporária.
  • Os cosméticos podem ter aromas ou sabor, mas fique de olho para evitar que a criança ingira os produtos.

4. Maquiagem infantil: quando posso deixar a criança fazer sozinha?

Ainda de acordo com a Anvisa, a criança pode manusear a maquiagem infantil a partir dos 5 anos, mas com a supervisão de um adulto. 

Já que a maquiagem será introduzida como uma brincadeira, aproveite para entrar na onda e se divertir também! Deixe a criança maquiar você e outras pessoas da família.

Mais uma dica: quando você perceber que a criança já tem entendimento suficiente de que maquiagem não é sinônimo de beleza, é um bom sinal de que ela pode se maquiar sozinha.

Ajude-a a compreender que ela não é linda só porque "está arrumada” e incentive o uso da maquiagem como uma atividade criativa e uma forma de expressão.

5. O que acontece com a criança que passa muita maquiagem?

Mesmo que a maquiagem seja própria para crianças, é bom tomar cuidado com excessos.

Tanto pelo risco dermatológico, como alergias locais, quanto pelos impactos na autoestima. Afinal, a cobrança estética tem efeitos na saúde mental das crianças já nos primeiros anos da infância.

Se a criança deixar de brincar e fazer atividades em movimento que “atrapalhem” seu visual, é indício de que a maquiagem não é mais vista como brinquedo.

Quanto à segurança do produto, não custa lembrar mais uma vez que a maquiagem de adultos não deve ser usada em crianças. O uso precoce aumenta as chances de desenvolver dermatite de contato, acne, fotossensibilidade e intoxicações pela absorção cutânea (a pele da criança absorve mais os produtos nela aplicados).

Cosméticos que contenham ftalatos, parabenos e fenóis atuam ainda como desreguladores endócrinos, podendo provocar casos de puberdade precoce.

6. Como tirar maquiagem infantil do rosto da criança?

A maquiagem infantil adequada não exige mais do que água e sabão para sair da pele da criança. Sendo assim, ela deve ser removida com facilidade. Ajude-a a lavar o rosto com movimentos suaves, usando sabonete infantil.

Portanto, não há necessidade de usar outros produtos como tônicos e demaquilantes – que são indicados para o uso adulto.

Kit maquiagem infantil: produtos para criar o seu

Até aqui, você já entendeu que a maquiagem infantil deve ser usada só de vez em quando, certo?

Então a criança pode ter um kit de maquiagem com poucos itens (se forem de uma linha de produtos infantis, com personagens de filmes e desenhos animados, melhor ainda).

Muitas maquiagens, inclusive, podem ser um incentivo para o consumismo.

Dessa forma, o kit pode ser composto por batom ou brilho labial, blush e sombras coloridas. Produtos para uniformizar a pele (como base, corretivo e pó compacto) não são tão interessantes, porque servem para corrigir imperfeições do rosto e esse não é nosso intuito com a maquiagem infantil, concorda? A menos que façam parte de makes temáticas que você vai ver agora.

Maquiagem infantil antialérgica

A maquiagem infantil antialérgica é a indicada para a utilização das crianças. Por ser hipoalergênico, evita alergias e irritações na pele, especialmente as mais sensíveis. 

Seu benefício é oferecer um produto normalmente feito com ingredientes naturais, dessa forma não vai causar nenhum desconforto, permitindo que as crianças possam brincar e se divertir com segurança. 

Existem vários kits no mercado para escolher, basta pesquisar um que agrade às crianças e pronto, é só começar a transformação.

5 dicas temáticas de maquiagem infantil! 

Chegou a hora de colocar a mão na massa: vamos te passar cinco três tutoriais de maquiagens artísticas para fazer nas crianças! 

1. Maquiagem de halloween infantil

A make de halloween deste ano será… uma caveira! Boo! 💀

  1. Preparação: Comece hidratando a pele da criança com algum creme ao qual ela já esteja acostumada
  2. Passe um pó translúcido branco por todo o rosto e, se quiser, complete com um pancake branco 
  3. Marcações: com um lápis de olho marrom cremoso as regiões que ficarão em evidência na caveira: traqueia, ossos da mandíbula, o início de cada sobrancelha e riscos verticais nos lábios, simulando o espaço entre os dentes 
  4. Com um pincel bem fininho e tinta preta para rosto, reforce as marcações (que servirão como rascunho) 
  5. Detalhes: Desenhe uma pequena letra “U” no nariz da criança e pinte com a tinta. Pegue bem a pontinha do nariz no ângulo da vogal e, na hora de pintar, deixe a parte de cima mais reta, como um “V” – nada de exagerar no tamanho, viu?
  6. Com um pincel de formato mais “fofinho”, esfume as regiões em que passou a tinta preta com uma sombra arroxeada 
  7. Pinte com uma tinta branca para rosto os espaços entre as linhas pretas do lábio, para fazer os dentes
  8. Esfume também a sombra roxa embaixo dos olhos, simulando o cansaço e olheiras da caveira!
  9. Prontinho! Se não tiver fantasia, uma roupa preta e branca já vale 👻

2. Maquiagem festa junina infantil

A make junina é um clássico! Peça para os pequenos repassarem a coreografia da quadrilha, porque o figurino e a maquiagem são com você 😉🤠

  1. Comece marcando as maçãs do rosto com um blush bem rosado 
  2. Com a ajuda de um lápis de olho ou delineador marrom ou preto, faça pintinhas com pequenas bolinhas nessa mesma região (se preferir, explore a criatividade: faça pequenos corações ou outras formas!). O lápis também serve para desenhar bigode, cavanhaque e até pintar o dente!

Quer algo mais ousado? Incremente a maquiagem com bandeirinhas de festa junina em uma das bochechas. Nesse caso, talvez seja interessante ter alguma prática com desenho para que ele fique simétrico 😊

3. Maquiagem de vampiro infantil

Agora, a maquiagem daquele que só sai à noite… o vampiro! 

  1. Depois de hidratar a pele da criança, sele com pó translúcido branco 
  2. e um pouco de pancake branco
    Com um lápis de olho marrom, faça os decalques: dois dentes de vampiro, saindo dos lábios inferiores; dois triângulos em cima das sobrancelhas (faça-os mais baixos, com a ponta de cima mais rente e as laterais largas, para acompanhar o desenho da sobrancelha natural) e um triângulo invertido no centro da testa, saindo do couro cabeludo
  3. Com um pincel fino, reforce com tinta preta os decalques e pinte os três triângulos
  4. Com outro pincel fino, pinte os dentes de branco
  5. Passe uma sombra preta nos olhos da criança e faça um esfumado nas laterais com sombra roxa e pincel 
  6. Esfume também debaixo dos olhos com a sombra roxa
  7. Use um batom preto ou vermelho para os lábios
  8. Simule o sangue saindo da boca passando de leve o pincel no batom vermelho

Prontinho! Os vampiros e as vampiras estão prontos para uma divertida festa do terror 🎃 

Maquiagem de palhaço infantil

Uma maquiagem de palhaço infantil pode ser uma atividade divertida e criativa para as crianças. Confira umas dicas básicas a seguir:

  1. Você precisará de tintas faciais à base de água, pincéis de maquiagem finos e largos, esponjas de maquiagem, lenços umedecidos ou água para limpar os pincéis.
  2. Comece aplicando uma base branca no rosto da criança. Use uma esponja de maquiagem para obter uma cobertura uniforme. Evite a área dos olhos e boca.
  3. Usando um pincel fino e uma tinta de cor escura, faça contornos ao redor do rosto da criança. Desenhe linhas arredondadas nas laterais da testa e das bochechas para criar o formato característico do rosto de palhaço.
  4. Para o nariz de palhaço: pinte o nariz da criança com uma cor vibrante, como vermelho ou laranja. Faça um círculo no centro do nariz e, em seguida, preencha-o completamente.
  5. Use tintas coloridas para criar detalhes nos olhos e na boca. Você pode pintar grandes círculos coloridos ao redor dos olhos e desenhar uma boca grande e sorridente com cores brilhantes. Incentive a criança a escolher as cores que deseja usar.
  6. Se quiser adicionar mais elementos à maquiagem, como estrelas, corações ou flores, use um pincel fino para desenhá-los.

Maquiagem para bailarina infantil

Fazer uma maquiagem de bailarina infantil é uma maneira encantadora de complementar a fantasia.

Aqui estão algumas etapas básicas para criar uma maquiagem de bailarina:

  1. Você precisará de base de maquiagem leve ou corretivo líquido, pó facial translúcido, blush rosa-claro, e sombras suaves em tons de rosa e marrom. Também de delineador líquido preto, rímel, batom ou gloss rosado, pincéis de maquiagem e um espelho para a criança se olhar enquanto faz a maquiagem.
  2. Aplique uma base de maquiagem leve ou corretivo líquido no rosto da criança para uniformizar o tom da pele. Certifique-se de escolher uma cor que combine com a pele da criança. Em seguida, aplique um pouco de pó facial translúcido para fixar a base e reduzir o brilho.
  3. Usando um pincel de blush macio, aplique um blush rosa-claro nas maçãs do rosto da criança para dar um aspecto saudável e rosado.
  4. Aplique uma sombra rosa-claro em toda a pálpebra móvel da criança, do canto interno ao externo do olho. Em seguida, aplique uma sombra marrom suave no côncavo do olho, esfumando levemente para criar profundidade.
  5. Use um delineador líquido preto para fazer uma linha fina e delicada ao longo da linha dos cílios superiores da criança. Evite fazer traços muito grossos ou dramáticos. Em seguida, aplique uma camada leve de rímel nos cílios superiores para dar definição.
  6. Finalize a maquiagem aplicando um batom ou gloss rosado nos lábios da criança para dar um toque de cor suave e delicada.

Lembre-se de que a maquiagem deve ser leve e adequada para a idade da criança. É importante remover completamente a maquiagem após a brincadeira e garantir que a pele da criança esteja limpa e hidratada.

E aí, conseguiu entender mais sobre as makes para crianças?

A maquiagem é uma questão cultural. Dito isso, saiba que não há regras com relação à permissão para a criança passar maquiagem infantil. Só os cuidadores podem dizer o que a criança pode ou não fazer. 

O que importa é garantir a segurança dos pequenos e mostrar que a beleza existe do lado de dentro. 💛

Tags deste conteúdo
X