Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Carregando página NINHO.
A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

5 dicas para estimular as crianças a comerem mais frutas

Ninhos do Brasil NB
Uma criança come fruta em um espaço ao ar livre.

Filhos pequenos que não comem frutas são quase um roteiro pronto da fase infantil: quem nunca ouviu um “eu não gosto disso”?

Sabemos que o problema existe e entendemos que é comum da fase da infância. Mas como mudar isso e incentivar o consumo de frutas?

Existem muitas formas divertidas para resolver e você pode até se surpreender com a facilidade delas – confira as dicas da nutricionista materno-infantil, Dra. Monica Assunção!

  • O que não é aconselhável fazer
  • Benefícios da fruta no cardápio infantil
  • 5 formas de incentivar seu filho a comer fruta
  • Como fazer meu filho de 2 anos aceitar diferentes frutas?

O que não é aconselhável fazer

Antes de explorarmos as maneiras divertidas que falamos, é importante saber o que não é legal fazer para não influenciar futuros comportamentos da criança.

Se algumas das sugestões não funcionarem, não é aconselhável obrigar a criança a comer a fruta, nem mesmo com argumentos emocionais, do tipo “a mamãe e o papai ficarão tristes se você não comer!”, pois no futuro isso pode desencadear transtornos alimentares e aversão à comida.

Além disso, a criança pode acabar enxergando o momento da refeição como uma obrigação, caso sua vontade não seja reconhecida, contribuindo para uma relação não saudável com os alimentos.

Por isso, é interessante incentivar as escolhas saudáveis por meio de conversas gentis 🙂

Benefícios da fruta no cardápio infantil

As frutas nos ajudam a criar um cardápio balanceado para a criança. Cada uma, com seus nutrientes e vitaminas, ajuda de alguma forma a melhorar os hábitos de uma alimentação saudável:

  • Contribuindo para o funcionamento do sistema imunológico
  • Ajudando a evitar problemas digestivos
  • Auxiliando no controle do colesterol ruim
  • Ajudando na memória
  • Evitando a desidratação
  • Ajudando a melhorar a qualidade do sono
  • Contribuindo para regular a pressão arterial
  • Entre outros benefícios

Então a dica é: use e abuse da criatividade para estimular a vontade da criança pelas frutinhas tão amadas, afinal, elas fazem um bem danado à saúde.

5 formas de incentivar seu filho a comer fruta

Aqui, a ideia é criar formas de oferecer as frutas, além das tradicionais: o paladar da criança é estimulado através do toque e do cheiro.

Você pode levá-la para comprar frutas com você, pedir para escolher as mais bonitas, ensinar sobre os nomes e contar histórias sobre as frutas! Em alguns lugares, é permitida a degustação da fruta, para provar sua qualidade. Se o lugar que você for permitir, ofereça essa possibilidade à criança.

Além disso, convidá-la para ajudar nas receitas da cozinha – seguindo alguns cuidados e suas limitações, é claro – pode ser uma ótima maneira de incentivar a escolha pelas frutas.

Se usarmos a imaginação, o leque de opções é enorme! Veja só outras sugestões:

1. Crie rostos em frutas ou corte-as em formatos diferentes

Que tal oferecer de sobremesa a senhora melancia com olhos de semente, cortada em formato quadrado? Parece saboroso!

Você também pode fazer espetinhos com frutas: é certo que seu filho nunca viu igual.

2. Fruta como acompanhamento

A fruta pode acompanhar um iogurte gelado, frozen ou ser usado como ingrediente de uma vitamina batida.

3. Fruta na salada

Algumas frutas, como a manga e a laranja, podem ser cortadas em pedacinhos e serem misturadas na salada: fica uma delícia e seu filho pode gostar também.

4. Aperitivos de frutas

Nas festinhas, quando a criança estiver reunida com os amigos, experimente servir aperitivos com frutas.

5. Sorvete de frutas

Para o sorvete, você pode usar a polpa congelada da própria fruta! A Dra. Monica Assunção trouxe uma visão nutricional sobre o assunto:

Um prato cheio de picolés de frutas como cereja, mirtilo e kiwi, bem colorido. Uma alternativa quando o filho não come fruta.

"É possível ofertar picolé caseiro à base de suco de frutas, como melancia e uva, assim como de água de coco batido com manga ou kiwi”.

Monica ainda contou um truque: banana congelada para sorvete – ideal fatiar antes – , com castanhas ou morango e abacate com banana e iogurte natural com morango. Parece delicioso, não é?

Como fazer meu filho de 2 anos aceitar diferentes frutas?

Como a criança ainda é muito pequena nessa fase, talvez não seja uma tarefa tão simples inserir a fruta no cardápio. Uma opção que pode funcionar é misturar a fruta em papinhas que ela já está habituada a comer, para oferecer um gostinho diferente.

Além disso, explorar outros ingredientes para combinar com uma papinha feita apenas com a fruta amassada, pode ser uma boa ideia também.

Existe alguma fruta que não deve ser consumida por crianças de 2 anos?

A partir dos 6 meses de idade, momento em que geralmente a criança começa a comer fruta, não há contraindicações, segundo a Dra. Monica. Ela diz que : “é importante um consumo de frutas variadas, para garantir maior aporte de nutrientes, de preferência orgânicas e consumidas da forma mais natural possível, se possível com a casca, como no caso da maçã e da pera. O consumo de frutas, no lugar de suco, garante maior aporte de fibras e essas contribuem para uma absorção lenta da frutose, açúcar natural existente nesses alimentos, evitando assim uma rápida elevação da glicemia”.

Além disso, o consumo de fibras também pode ajudar na percepção de saciedade, ajudando a educar o apetite da criança. É muita coisa boa, não é?

Incluir novos alimentos no dia a dia das crianças pode ser uma grande aventura em família! Com as combinações certas, receitas ricas em verduras, legumes e frutas podem se tornar grandes paixões na vida das crianças. E nós podemos ajudar!

Clique aqui e aproveite para conhecer os alimentos que aumentam a imunidade infantil!

Tags deste conteúdo
X