Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Carregando página NINHO.
A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

A importância do feminismo para meninos e meninas

Negra Li NL
Na imagem, há 5 punhos de crianças cerrados e erguidos no ar

Assim como muitas pessoas, eu já tive dúvidas do que realmente é o feminismo e cheguei a escrever num verso de rap para o seriado Antônia (2004) “Nem feminista, nem pessimista, sou satisfeita!” Pois é, eu estava errada.

Hoje eu aprendi que realmente não era e ainda sinto que não reproduzir o machismo é um exercício diário. O feminismo defende a condição de igualdade entre homens e mulheres e acho que todas as pessoas se beneficiam com o movimento.

Faz pouco tempo que o tema do respeito tem sido pautado com maior visibilidade, e não há mais desculpas para não entender do que se trata. Tenho um exemplo vivo dentro da minha casa que é a minha filha Sofia, com 11 anos, que se diz feminista. Tenho certeza de que os diálogos que construímos juntas ajudaram em sua formação ideológica, mas muitas opiniões foram formadas por ela mesma com percepções próprias. Vira e mexe, ela me traz um diálogo que ouviu, e juntas, debatemos caso a caso.

Um dia ela me disse que ouviu: “Se ‘fulana’ postar foto de biquíni e algum homem comentar coisas ruins, será culpa da ‘fulana’, e ela não pode ficar postando fotos assim para não dar exemplo para outras etc.”.

Nem precisei dizer o quanto essa fala era machista e equivocada, ela mesma já tinha a resposta, mas precisei dizer que pensamentos assim podem ter consequências muito sérias, que nosso país está no ranking mundial como o 5º país que mais mata mulheres no mundo. Isso é revoltante, a melhor forma de criar filhos feministas é com exemplos, e ser uma mulher livre é um deles.

Em casa, o Noah e a Sofia têm o mesmo tratamento. O Noah tem quatro anos, mas quando crescer terá as mesmas funções dadas à irmã, como arrumar o quarto e lavar louça, por exemplo.

Quero que ele cresça entendendo que mulheres e homens têm os mesmos direitos. Além do feminismo, precisamos falar também do feminismo negro. Se existem mulheres negras e racismo, automaticamente, a luta precisa ser antirracista também. Isso significa compreender as estruturas da sociedade e questionar as posições de privilégio, onde alguns estão no topo e outros, como as mulheres negras, na base da pirâmide.

Entende a importância? Engloba tudo. Mulheres negras sempre tiveram grande importância no desenvolvimento da sociedade.

Eu mesma, na minha história de vida e de carreira, tive ajuda de mulheres negras que foram essenciais para que eu tivesse força e condições para continuar. O Noah nasceu dia 25 de agosto, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, e farei questão que ele saiba da importância não só da data, mas da luta das mulheres e das mulheres negras.

Leia também: Diversidade de gênero: como conversar com as crianças?

Tags deste conteúdo
X