Você sabe qual é o estilo de aprendizagem do seu filho?
Você sabia que cada criança tem seu estilo de aprendizagem? Isso mesmo, a forma como a gente aprende não é igual à do outro!
Cada um desenvolve suas próprias estratégias para absorver informações. E é muito importante reconhecermos o próprio estilo para ter sucesso nesse processo de desenvolvimento.
Quais são os estilos de aprendizagem?
Os estilos de aprendizagem são as habilidades cognitivas que nos ajudam a assimilar tudo o que aprendemos.
Eles são classificados de diferentes formas e dentre elas destaca-se o método VAC, que significa Visual, Auditivo, Cinestésico. Vamos entender como funciona cada um desses estilos com alguns exemplos:
Visual
A criança com o estilo visual de aprendizagem assimila melhor os conteúdos quando os enxerga – ou seja, abstrai conceitos a partir da visualização de algum recurso.
Essa criança gosta de filmes (costuma lembrar de cada detalhe), gráficos, mapas, figuras, fotografias e tudo o que ela possa ver de alguma forma.
Auditivo
A criança com esse estilo de aprendizagem é estimulada pelo sentido auditivo. Ela gosta de música desde bebê, tem boa noção de ritmo e reconhece o tempo certo das batidas musicais.
Além disso, costuma ouvir com atenção e apreciar outras pessoas que estão falando e organizar as ideias através do que é falado à sua volta.
Cinestésico
A criança com o estilo cinestésico de aprendizagem é estimulada pelo sentido do tato. Gosta muito de rolar no chão e pegar objetos para observar melhor, ama tocar nas coisas, apertar, desmontar e montar novamente brinquedos.
Também tem prazer em atividades que envolvem o movimento corporal, não se contenta em só olhar ou só ouvir.
Qual é a importância de saber o estilo de aprendizagem da criança?
Talvez você me pergunte: “Mas, Monique, por que é tão importante conhecer o estilo de aprendizagem do meu filho?”
E minha resposta é: quando a gente entende como o desenvolvimento do outro acontece, fica mais fácil de falar “a mesma língua” da pessoa e ajudar quando preciso.
Ao conhecer o estilo de aprendizagem do seu filho, você poderá auxiliá-lo da melhor forma, com estratégias que sejam verdadeiramente eficazes para ele, estimulando-o de uma maneira mais significativa.
Muitas vezes, é comum a criança apresentar dificuldades na aprendizagem na escola – e nem sempre isso está atrelado a algum transtorno!
Esse contratempo pode ter relação com a metodologia de ensino (já parou para pensar nisso?).
Uma criança cinestésica, por exemplo, sente maior necessidade de manipular objetos ao ter contato com a matemática. Ela precisa da parte concreta para alcançar a abstração: contar palitinhos, tampinhas de garrafa.
Ao se deparar com um método no qual apenas são valorizadas as questões escritas, sem vivências e experiências, essa criança pode apresentar resistência e consequentemente as dificuldades começarão a surgir.
Como eu descubro o estilo de aprendizagem do meu filho?
Existe uma ferramenta que pode ajudar! É o “Questionário de Vark”.
O mais legal é que ela serve para os adultos também. Imagina que legal descobrir a forma que você absorve os aprendizados?
Depois de descobrir o melhor método de aprendizado para seu filho, fique de olho nas habilidades que ele pode ter e desenvolver ao longo da vida. Com certeza será um grande passo na jornada de conhecimentos da vida 😊
Falando em comportamento, você sabe quais são as fases do desenvolvimento cognitivo? Leia aqui sobre!