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Para mães e pais 
em fase de crescimento.

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Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Piaget: o que o pensador da educação tem a ensinar aos pais?

Ninhos do Brasil NB
Em uma sala de aula, dez crianças estão sentadas, escrevendo sobre suas mesas de madeira. As duas meninas que estão na frente, em destaque, vestem camiseta amarela e cinza e escrevem em seus cadernos. A foto faz alusão ao tema sobre Piaget.

Mesmo que você não seja professor ou professora, é provável que já tenha ouvido falar em Piaget em alguma reunião de pais na escola. Afinal de contas, esse é um dos nomes mais importantes da pedagogia e que transformou a forma como entendemos o aprendizado e o desenvolvimento infantil.

E não precisa ser profissional da área para se interessar pelo tema, não é? Aliás, um segredinho: nem ele era! 

Quem foi Piaget?

O suíço Jean Piaget (1896-1980) não foi educador nem pedagogo, mas cientista, biólogo e pai de três filhos. Foi unindo rigor científico, conhecimentos sobre o corpo e cérebro e a observação dos filhos que ele se tornou uma das principais referências em pedagogia.

Além de guiar escolas, a teoria desenvolvida por Jean Piaget também ajuda mães e pais a entenderem melhor suas crianças. Assim, podemos alinhar expectativas sobre aprendizagem e, claro, entender melhor o projeto pedagógico das escolas e não “boiar” nas reuniões!

Qual é a influência de Piaget na educação infantil da atualidade?

Piaget não criou uma metodologia de ensino propriamente dita. Mas criou fundamentos para compreensão sobre a aprendizagem

Por exemplo, você já ouviu falar em construtivismo? Uma das bases do método é o pensamento de Piaget. 

Vem dele a noção de que o conhecimento não pode ser simplesmente transferido de uma pessoa para outra: precisa ser construído individualmente.

Dessa forma, a aprendizagem acontece a partir da assimilação de novos conceitos e da acomodação deles ao conhecimento já adquirido. 

Outros pensadores, como Vygotski, complementaram a teoria de Piaget demonstrando também o papel do contexto social na aprendizagem. Afinal de contas, o meio em que estamos inseridos afeta o tipo de informações que recebemos. Além disso, fatores como nutrição e condições básicas sociais e psicológicas fazem parte da nossa construção. 

Mas, considerando um cenário ideal de crianças vivendo em ambientes saudáveis, é interessante observar que a construção de conhecimento não acontece de uma hora para outra, mas gradualmente. 

Quais são os 4 estágios de Piaget?

A construção do conhecimento se dá aos poucos, e é por isso que conhecer os quatro estágios de desenvolvimento infantil segundo Piaget é tão importante! 

Estágio sensorial

É quando a criança aprende por instintos e sentidos, começa a administrar seus reflexos e a desenvolver percepção de si e do mundo à sua volta. É uma fase que antecede a linguagem.

Estágio simbólico 

É quando ela começa a reproduzir alguns comportamentos e perceber padrões. Ainda há confusão entre realidade e fantasia e surge o pensamento intuitivo. Esse período vai até os 7 anos.

Estágio concreto 

Entre os 7 e 12 anos, a criança consegue ligar informações de forma lógica. Não é à toa que a alfabetização e a introdução de assuntos fora do seu mundinho começam aqui. A capacidade de empatia e julgamento moral também ficam mais evidentes.

Estágio formal 

A partir dos 12 anos de idade, o adolescente já consegue entender e elaborar conceitos mais abstratos. Formula hipóteses, faz deduções e compreende teorias. É a capacidade cognitiva que mais se aproxima dos adultos.

Aprender a aprender: estudo para além da decoreba

Seguindo o caminho construtivista, mais do que despejar conteúdos e fórmulas, a escola precisa estimular a construção do conhecimento, e dar ferramentas para que cada estudante possa aprender a aprender.

Exemplificando nas palavras do mestre: 

“Não é o conhecimento do teorema de Pitágoras que irá assegurar o exercício livre da inteligência pessoal; é o fato de haver redescoberto a sua existência e a sua demonstração” (Piaget, 1948/1974, p. 68-9).

Ou seja, não é uma questão de decorar a fórmula, mas de dar ferramentas para sua compreensão. Ao entender a lógica da construção do teorema, o aluno passa a entender a geometria e os espaços. A partir disso, pode-se pensar a estrutura de uma casa e até mesmo refutar ideias de que a Terra é plana. 

5 frases de Piaget que ajudam a entender as crianças

Como pensador, cientista e observador dos seus filhos, a obra de Piaget inspirou a forma de ver a educação. Reunimos algumas das frases que ajudam mães e pais e cuidadores a também entenderem um pouco mais sobre nossos filhos – e sobre nós mesmos!

  1. “O ser humano é ativo na construção de seu conhecimento e não uma massa 'disforme' a ser moldada pelo professor.”
    E aqui acrescentamos: nem pelo professor nem por ninguém. As crianças precisam de ferramentas para construírem seus próprios conhecimentos.
  2. “O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”
    Porque o aprendizado e o crescimento nunca terminam para quem se abre a novas descobertas.
  3. “O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.”
    A partir das ferramentas de pensar e associar ideias, as crianças podem explorar com mais liberdade e criatividade os conhecimentos construídos. Nossa evolução enquanto sociedade também depende disso!
  4. “Como podemos, com nossas mentes adultas, saber o que será interessante? Se você seguir a criança… pode descobrir algo novo.”
    E nós aprendemos com esse olhar deles.
    Que tal deixar a criança guiar uma experiência e anotar as suas percepções? É uma ótima forma de seguirmos aprendendo e crescendo juntos
  5. “Se você quer ser criativo, permaneça em parte como uma criança, com a criatividade e a inventividade que caracterizam as crianças antes de serem deformadas pela sociedade adulta.
    Observar as crianças é também uma oportunidade de resgatar a criança que habita em nós, com a curiosidade e criatividade para criar coisas novas.
    Quer saber mais sobre como estimular a criatividade de adultos e pequenos exploradores? 
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