Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Carregando página NINHO.
A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Brinquedos recicláveis: 21 ideias para criar em família

Ninhos do Brasil NB
Um menino sorrindo monta brinquedos usando materiais recicláveis espalhados pela mesa de jantar, como folhas de papel, canetas coloridas e rolos de papel higiênico.

Brinquedos recicláveis são aqueles que podem ser transformados em mais coisas. Enquanto isso, brinquedos reciclados são aqueles que já passaram por uma transformação. Ou seja: o ciclo não precisa terminar!

Reutilizar, reciclar, reinventar! São formas divertidas de trazer o tema sustentabilidade para as conversas e brincadeiras das crianças!

Além de contribuir com o meio ambiente, os brinquedos recicláveis são uma ótima maneira de exercitar a criatividade e mostrar que, para brincar, não é necessário comprar. Junte as crianças e os materiais: é hora de soltar a imaginação! 

Como fazer brinquedos recicláveis? Veja 21 ideias

Se você não tem muita experiência com artesanato, pode ficar tranquilo! A ideia de criar brinquedos recicláveis é liberar a criatividade e reutilizar aquilo que iria para o lixo. 

É possível explorar as mais diversas possibilidades de customização/criação com o auxílio de materiais que você já tem em casa: como papéis coloridos, colas, restos de tecidos e tintas. Reunimos dicas de brinquedos e brincadeiras fáceis para juntar toda a família, confira aqui. 

Brinquedos recicláveis fáceis de fazer

Existem muitos brinquedos recicláveis fáceis de fazer com itens que todo mundo tem em casa. Veja algumas ideias:

Pés de lata 

Separe duas latas do mesmo tamanho, adequadas aos pés da criança. Faça dois furos na lateral perto do fundo de cada lata. Passe um barbante pelos dois furos e junte as duas pontas em um nó. O barbante deve ser longo o suficiente para os dois lados ficarem iguais e a criança conseguir segurá-los na altura do quadril. 

Pinball de papelão 

Escolha uma bolinha de plástico e uma caixa de papelão grande e comprida. É importante que o papelão seja bastante rígido. Recorte retângulos no topo da caixa para a criança ter por onde colocar a bolinha. Crie rampas com o papelão não usado com diferentes graus de inclinação, colando-as na superfície da caixa.

Bonecos

Use rolos de papel higiênico com criatividade. Você pode decorá-los com tinta guache e pode usar botões para fazer os olhos, papel de seda ou crepom para fazer detalhes. Além disso, barbante ou lã são úteis para moldar os cabelos, e palitos de madeira para fazer braços e pernas. 

Lego de canudos 

Use canudos plásticos com dobras, corte-os em diferentes tamanhos e formas, e use-os para criar novas formas e estruturas.

Brinquedos recicláveis com garrafa PET

Garrafas plásticas limpas e higienizadas podem ser usadas em muitas brincadeiras. Veja algumas ideias:

Boliche

Reúna todas as garrafas de plástico que encontrar em casa e chame as crianças para pintá-las e enfeitá-las. Quando estiverem prontas, organize as garrafas em fila, com espaço entre elas. Então, usando uma bola, mostre para a criança como derrubar os pinos recém-criados. Strike! 

Balança mas não cai

Lembra daquele brinquedo em que as varetas seguram as bolinhas dentro de um recipiente? Dá para fazer em casa! 

Primeiro, um adulto retira a parte superior da garrafa. Depois, esquenta a pontinha de um prego e faz furos ao redor, para as varetas. Enquanto isso, as crianças podem pintar os palitos de churrasco com tinta guache. Quando a tinta secar, é só montar! 

Sabe aquelas tampinhas de garrafa pet que você recolheu durante um tempo e guardou? Despeje no fundo da garrafa e coloque as varetas para impedir que elas caiam. Vire o fundo da garrafa para cima e comece a brincadeira. Vence quem tirar mais varetas sem deixar nenhuma tampinha cair! 

Cofrinho

Além da diversão na hora de montar o tradicional cofrinho em forma de porco, essa é uma forma de ensinar a criança a poupar suas moedinhas! 

Um adulto recorta a parte superior da garrafa pet, retirando o excesso do meio da garrafa. Depois, é só colar o fundo com a parte de cima e decorar com orelhas, olhos e fazer um furinho para as moedas! Aproveite para deixar a tampinha da garrafa no bocal para simular o nariz do porquinho. 

Brinquedos recicláveis com caixa de leite

As embalagens de leite longa vida ou de sucos são resistentes e, quando bem higienizadas, rendem ótimas brincadeiras. Veja algumas ideias:

Jogo da memória

Basta recortar uma quantidade de quadradinhos e decorá-los com imagens. Essas imagens podem ser desenhos feitos com canetinha ou tinta guache, que formem as diferentes partes de cada par de peças do jogo.

Trem

Junte uma boa quantidade de botões e clipes de papel. Cole ou prenda com arame dois botões em cada lado da caixa, de forma a servirem de rodinhas. 

Use os clipes para unir as caixas umas nas outras, formando um comboio! Solte a imaginação para decorar os vagões com papelão, papel colorido e canudos.

Casinhas

Recorte as caixas em diferentes tamanhos, criando portas, janelas e telhados com canetinha ou guache. Quanto mais casinhas, maior será a cidade!

Vasos de plantas

Por serem resistentes à água, as caixas de leite podem ser recortadas e decoradas para servirem como vasos de plantas.

Brinquedos recicláveis com caixa de ovos 

As embalagens de ovos, de papelão ou plástico, são muito resistentes e podem virar diversos brinquedos!

Bichinhos e personagens 

Para criar os próprios bonequinhos, basta recortar os compartimentos dos ovos e deixar a criatividade rolar: para um jacaré, duas fileiras paralelas podem formar o corpo; para uma tartaruga, uma unidade da caixinha pode ser o casco; para um animal maior, podem ser os olhos, e por aí vai! Use também tinta, tecidos e outros materiais para dar vida aos personagens. 

Vocês podem fazer presépios, bonecas, lutadores… e tudo o que a imaginação mandar.

Meios de transporte 

Com a caixa de ovos inteira, é possível criar carrinhos, ônibus e caminhões. Para os transportes menores, você pode aproveitar a caixa de meia dúzia. Com tinta, desenhem as janelas, a estrutura, o nome e as portas. Para as rodas, você pode usar tampinhas de garrafa pet! 

Máscaras 

Repare que os compartimentos dos ovos são perfeitos para fazer máscaras divertidas! Basta recortar os pedaços que vão se encaixar nos olhos e depois usar todo o material colorido que tiver em casa: glitter, plumas e tecidos. Para amarrar a máscara, faça um furo em cada lado e passe um cordão ou elástico.

Brinquedos recicláveis com rolo de papel higiênico

De fantoches a naves espaciais, os rolinhos de papel higiênico são normalmente feitos de papelão resistente e garantem horas de brincadeira!

Fantoches de dedo e personagens 

Assim como os bonequinhos de caixa de ovo, fazer personagens com o rolo de papel higiênico é muito simples. Com papéis coloridos, tintas e tecidos, escolha os personagens e cole na estrutura do rolinho. Dá até para fazer um teatro com os personagens para completar a brincadeira! 

Dragão

Pinte a estrutura do rolo com as cores que preferir e utilize tampinhas para fazer os olhos do dragão. Na parte da boca, cole papel crepom cortado em tiras – elas vão simular as chamas. Quando estiver pronto, a criança assopra pela outra extremidade do rolo, e faz as tirinhas balançarem como o fogo do dragão! 

Cobra ou centopeia 

Para fazer uma dessas opções, junte vários rolinhos. Quanto mais, melhor! Faça pequenos furos nas extremidades de cada rolo e amarre-os com um barbante. Depois é só colorir e fazer os olhos do bichinho escolhido. 

Brinquedos recicláveis diversos

Veja outras ideias para criar brinquedos com materiais recicláveis:

Barquinho de papelão e garrafa pet

As crianças vão adorar esse barquinho que flutua de verdade! Basta fazer uma estrutura de papelão com base reta, como o fundo de uma caixa de sapatos. Depois, cole duas garrafas na parte de baixo, que ficará em contato com a água.

Decorem o barco com os materiais disponíveis: dá para usar palitos de churrasco em uma vela improvisada e colocar bonequinhos como tripulação!

Bichinhos com embalagem de produtos de limpeza

Com os vasilhames bem limpos e secos, imagine o formato do bicho que vai surgir dali. Com a embalagem em pé, a própria tampa pode servir de cabeça. Já deitada, a tampa pode ser o focinho. Depois, é só decorar com orelhas, rabinhos e olhos. 

Vasinho cabeludo 

Recorte o fundo de uma garrafa pet e decore com olhos, nariz e o que mais preferir. Depois, coloque terra e escolha com a criança algo para plantar nesse vaso. Com o tempo, ela verá as folhas surgindo e o vasinho vai ficando cabeludo. Uma ótima maneira de reciclar e ensinar as crianças sobre o ciclo das plantas! 

Brinquedos recicláveis por idade: o que é permitido para cada faixa etária? 

Tomando os cuidados adequados, crianças de todas as idades podem participar da criação dos brinquedos reciclados. É claro, os adultos ficam responsáveis por toda tarefa que apresente qualquer risco, como recortar, furar ou usar cola quente. 

Veja como é possível brincar em cada fase.

  • De 1 a 2 anos: estar presente, tocar nos materiais (com supervisão) e brincar. É preciso estar atento para que a criança não coloque nada na boca. 
  • De 3 a 4 anos: ajudar a pintar, desenhar, escolher as cores, detalhes e propor a brincadeira. 
  • De 5 a 6 anos: a criança já pode participar da montagem com mais autonomia, recortando partes com tesoura sem ponta, propondo colagens diferentes e criando histórias a partir delas.
  • De 7 a 8 anos: nessa fase, a criança tem autonomia suficiente para ajudar na maior parte da montagem e confeccionar o próprio brinquedo sozinha. 

Por que fazer brinquedos recicláveis?

Despertar a consciência ambiental nas crianças é uma parte importante da criação e do desenvolvimento. Isso porque falar sobre lixo e sobre nosso papel na preservação do planeta é uma lição de cidadania. 
Ao ouvir sobre aquecimento global e outras questões tão complexas, os pequenos podem ficar confusos e assustados com o futuro. Por isso, de maneira lúdica, é possível mostrar a importância de cada um fazer a sua parte. 

Além disso, a criação dos brinquedos recicláveis é uma ótima maneira de estimular a organização, a coordenação motora, a concentração, além de soltar a criatividade. Nesse processo, a criança ainda aprende que não é necessário comprar algo novo para brincar. Ou seja: também é bom para economizar e para desestimular o consumismo infantil

Criar os brinquedos em família é mais uma forma de aproximar, fazer algo juntos e se divertir do início ao fim! 

X