Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Carregando página NINHO.
A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

32 brincadeiras de educação infantil para crianças de 5 anos

Ninhos do Brasil NB
Sentadas à mesa estão uma menina e uma mulher. Espalhadas pela superfície temos tintas de diversas cores e papéis. A mão da criança está toda pintada de verde e as duas estão alegres. A imagem remete a brincadeiras para fazer com crianças mais crescidinhas.

Criança aprende brincando! Essa é uma máxima que deveria estar presente na vida de todos que lidam diretamente com a educação infantil. Principalmente na primeira infância, é durante as brincadeiras que as crianças se desenvolvem, adquirem habilidades, socializam e evoluem. 

Para auxiliar nesse momento, vamos listar algumas brincadeiras para educação infantil aos 5 anos que você pode realizar com os pequenos. Dicas de brincadeiras de rua, em casa e para exercitar a coordenação motora. Vamos dividi-las em subtemas, mas desde já antecipamos: toda brincadeira vale a pena!

Vem aprender e incentivar as crianças a alcançarem o máximo de sua potencialidade brincando! 

Brincadeiras para fazer em grupo aos 5 anos

Aos 5 anos, as crianças já frequentam a escola regularmente e convivem mais com seus pares. Mesmo com a frequência escolar, é importante manter os pequenos em atividades lúdicas, com as quais eles aprendam a partir de brincadeiras. 

Além do mais, aos 5 anos eles ainda não têm a capacidade de ficar sentados em sala de aula recebendo conteúdo o dia inteiro. Por isso, tanto no período escolar quanto nos momentos em casa, é importante investir no livre brincar e nas brincadeiras direcionadas e estruturadas. Assim, eles aprendem mais, se desenvolvem e conquistam suas habilidades!

O contato com a natureza é primordial para todos, principalmente para crianças na primeira infância. Por isso, pais e professores devem incentivar brincadeiras ao ar livre, em contato com o verde, terra e areia. 

Brincadeiras que usam bastante o corpo e a imaginação ajudam no desenvolvimento do físico e do cognitivo durante a educação infantil. Vamos conhecer algumas delas?

1) Caça ao tesouro

Essa é uma brincadeira antiga e muito querida por crianças de 5 anos. Envolve raciocínio lógico e habilidades motoras, físicas, cognitivas e manuais. 

Como eles ainda estão em fase de pré-alfabetização, vale desenhar pistas ao invés de escrever e usar algumas letras para identificação. As crianças usam o trabalho em equipe para chegar ao prêmio e se divertem na competição.

2) Esconde-esconde

Esconde-esconde é uma brincadeira em grupo que trabalha o individual. A busca pelo esconderijo, a percepção de quando se pode correr para o pique, a movimentação do corpo: tudo é trabalhado. Dá para brincar em casa, na escola e até na rua.

Criança brincando de esconde-esconde, contando encostado numa árvore, enquanto outra criança corre para se esconder

3) Quente ou frio

Um pouco parecido com a caça ao tesouro, no quente ou frio você venda os olhos de uma criança e pede para ela procurar algum objeto ou lugar. Se ela está se aproximando, você grita “quente”. Se está longe, “frio”. Ela trabalha o raciocínio, a percepção e alguns sentidos como o tato.

4) Vivo ou morto

Mais uma brincadeira para educação infantil aos 5 anos que vem do tempo dos pais! Vivo ou morto é um jogo divertido, dinâmico e que pode ser feito em qualquer lugar. 

Uma criança ou adulto fala os comandos, enquanto os outros obedecem. Quando se fala “vivo”, fica em pé. “Morto”, agacha. A brincadeira consiste em alternar os comandos, falar rápido, devagar e surpreender os participantes. Quem erra, sai do jogo. Trabalha percepção, atenção e habilidades motoras.

5) O chão é lava

Essa brincadeira não era muito comum no Brasil e se tornou febre recentemente entre a criançada. Delimita-se um espaço no qual as crianças podem pisar, subir ou do qual devem fugir. Por exemplo, não pode pisar no chão, mas pode subir nas cadeiras.

Então, alguém grita “o chão é lava” e todo mundo só pode andar pisando nas cadeiras e precisa fugir do chão. Se cair ou pisar, está fora do jogo!

6) Corrida do Saci

Corrida do Saci é uma brincadeira indígena muito popular entre os Kalapalo, do Alto Xingu, no Pará. É um jogo de apostar corrida com um pé só! Basta colocar as crianças em uma linha de largada, desenhar uma linha de chegada e quem for mais longe, vence. Mas não pode colocar os dois pés no chão – quem fizer isso, está desclassificado! Quanto maior o espaço, mais a criança trabalha a força e o equilíbrio.

Brincadeiras para educação física aos 5 anos

Para trabalhar toda a parte física e motora das crianças, listamos agora algumas brincadeiras para educação física infantil aos 5 anos. Elas envolvem raciocínio, atenção e mexem muito com as habilidades motoras!

7) Bobinho

Bobinho é uma brincadeira que pode ser feita com pelo menos três crianças. Uma fica no meio tentando pegar a bola, que é jogada entre os outros participantes. O objetivo deles é jogar a bola entre si, sem que o “bobinho” consiga pegar. Se ele conseguir, quem perdeu a bola vira o bobinho da vez. 

Pode ser feita com a bola jogada com as mãos ou com os pés. Não tem bola? Podem ser outros objetos, como uma peteca. Trabalha a atenção - para acertar a bola para o colega e conseguir tirar dos outros, concentração e habilidades motoras. Além da coordenação, para não perder a bola ou conseguir ganhá-la!

8) Pega-pega

Pega-pega é uma brincadeira antiga e bem dinâmica. Ao contrário do esconde-esconde, em que há um pique e as crianças precisam procurar um esconderijo, o pega-pega muda mais rápido. 

Uma criança é eleita o pegador, enquanto as outras fogem dela. Caso alguém seja pego, vira o pegador da vez e assim por diante. É uma brincadeira que gasta muita energia e prende a atenção. Além disso, trabalha o senso de direção e agilidade das crianças.

9) Corre, cotia

Nessa brincadeira, as crianças ficam em roda, de olhos fechados, enquanto uma delas está de pé, em volta da roda e coloca um objeto atrás de um dos participantes. Quando terminam de cantar a música “Corre, cotia, na casa da tia…”, as crianças procuram se o objeto está atrás delas. 

A criança que encontrar a bola atrás de si precisa correr atrás do participante que estava em pé, enquanto este tenta sentar no lugar que ficou vago na roda. Se ele conseguir, permanece sentado enquanto a nova criança gira em torno da roda. A brincadeira trabalha coordenação, equilíbrio, raciocínio, rapidez, atenção e confiança!

10) Vampiro, vampirão

As crianças ficam em linha de um lado, enquanto um participante fica em frente, de costas. Elas cantam “Vampiro, vampirão, que horas são?”. A criança ou adulto que é o vampiro diz um número, e os outros participantes devem dar os passos referentes ao número. 

Se o “vampiro” diz ser meia-noite, as crianças devem correr de volta para a linha sem serem pegas por ele. O objetivo é conseguir dar passos o suficiente até chegar ao outro lado do local em que estão. A brincadeira trabalha raciocínio, rapidez e atenção. 

11) Pula-corda

Pular corda é um exercício ótimo tanto para crianças quanto para adultos. Ela trabalha inúmeras habilidades motoras e na infância pode se tornar uma brincadeira com o auxílio de músicas e desafios. 

Pode-se pular com os dois pés, com os pés alternados ou com um pé só. Além disso, é possível brincar cruzando a corda ou com alguém batendo a corda enquanto a criança pula. Cada desafio se torna uma nova brincadeira e trabalha habilidades físicas.

12) Corrida com bola

Outra brincadeira para educação física infantil aos 5 anos, a corrida com bola pode ser feita de diferentes formas: pode ser com uma bola pequena ou grande, a criança pode correr chutando a bola, quicando-a, jogando-a para cima, são inúmeras possibilidades!

Garoto jogando de futebol bola para cima

13) Equilibrista

A brincadeira de equilibrista pode ser feita tanto com uma linha desenhada no chão quanto com linhas da rua ou quadra, com corda ou pequenas muretas (desde que não ofereçam risco e haja a supervisão de um adulto). A brincadeira trabalha o equilíbrio e consiste em atravessar aquele determinado trajeto sem cair.

Brincadeiras para educação infantil aos 5 anos para coordenação motora

Algumas brincadeiras para educação infantil aos 5 anos ajudam a trabalhar a coordenação motora! Veja algumas dela para fazer em casa ou sugerir na escola:

14) Autorretrato

Fazer um autorretrato em tamanho original pode ser uma ótima experiência! Pode ser feito com giz, no chão, em um papel kraft ou algum outro espaço desse tipo. 

A criança pode contornar o corpo do amigo com giz e depois cada um se desenha no próprio contorno. Além de trabalhar coordenação e percepção, incentiva o trabalho em grupo!

15) Pintura com os dedos

É uma brincadeira divertida que encanta muito os pequenos! Eles adoram uma bagunça! Aos 5 anos, o legal é pedir para que a criança se mantenha nas linhas do desenho. Assim, trabalha-se toda a coordenação e percepção de espaço.

Mão de criança colorindo um papel com tinta

16) Circuito de obstáculos

Não chega a ser uma corrida, mas pode-se fazer todo um trajeto para as crianças seguirem com alguns obstáculos sensoriais no caminho. É uma brincadeira legal para fazer com caixas de papelão, pneus, bambolês e outros objetos que podem ser usados como obstáculos com inúmeros jeitos de serem transpassados.

17) Pique-bandeira

Uma brincadeira em grupo que consiste em conquistar a bandeira do adversário e voltar para o seu lado da quadra, sem ser pego. Trabalho em equipe que utiliza muito o raciocínio lógico, a confiança e a coordenação motora grossa.

18) Terra-mar

Terra-mar é uma brincadeira africana bem legal para trabalhar a coordenação das crianças! Basta riscar uma linha reta no chão: de um lado, é a terra e do outro, o mar. Todas as crianças começam do lado terra. Ao falar “mar”, deve-se saltar ao mesmo tempo para o lado mar. Ao falar “terra”, elas voltam para terra. Quem pular errado, sai da brincadeira. Quem ficar por último, vence.

Brincadeiras de rua para educação infantil aos 5 anos

Para aqueles que têm mais espaço, existem brincadeiras de rua para a educação infantil aos 5 anos legais de serem feitas com amigos. Elas não exigem muito material ou preparo. Podem ser brincadas na porta de casa, na quadra do condomínio, na rua, na escola!

19) Amarelinha

Amarelinha é uma brincadeira bem simples e antiga. Desenha-se no chão os quadrados da amarelinha, com números de 1 a 10. O participante joga uma pedrinha de número em número, com cuidado para não pisar na casa em que está o objeto e depois pula até o final. 

O objetivo é jogar a pedra até chegar no número 10. A brincadeira trabalha equilíbrio, coordenação motora, conhecimento de números e força. 

20) Queimada

É um jogo em equipe em que se trabalha concentração e força física, além de habilidades com a bola. O objetivo é jogar a bola nos participantes do time adversário, até conseguir atingir todos. Quem é “queimado”, sai do campo. Ganha a equipe que acertar todos os outros participantes. 

21) Futebol 

Futebol é uma brincadeira antiga, plenamente conhecida e que pode ser jogada em qualquer lugar, inclusive na rua! Trabalha habilidades manuais, rapidez, raciocínio, força física e trabalho em equipe.

22) Siga o mestre

Nessa brincadeira, uma criança é “o mestre” e as outras seguem tudo o que ele faz. Imita as ações, os passos, vai para o mesmo lugar. É uma brincadeira de “sombra”. Trabalha bastante a atenção e percepção do outro!

Brincadeiras em casa para educação infantil aos 5 anos

Para divertir e trabalhar o desenvolvimento das crianças em família, existem brincadeiras em casa para educação infantil aos 5 anos que podem ser feitas. Vejam algumas das sugestões e coloquem os pequenos para brincar!

23) Caixa sensorial

Muito utilizado na educação montessoriana, a caixa sensorial pode ser adaptada e uma brincadeira divertida para crianças de 5 anos. 

Sabe aquelas brincadeiras de programa de auditório de televisão para adivinhar o que tem dentro da caixa? É possível fazer algo parecido em casa. 

Coloque massinhas, slime, objetos de diferentes tamanhos e texturas e chame a criança para adivinhar o que tem dentro! A brincadeira trabalha o tato, habilidades manuais, percepção, raciocínio.

24) Gato mia

Nessa brincadeira é preciso apenas um quarto escuro! Uma criança procura, enquanto as outras se escondem. Toda vez que ela falar “gato mia”, os participantes devem miar. 

Assim, a criança que está procurando no escuro tem mais percepção de onde os outros estão escondidos! É uma brincadeira divertida para trabalhar atenção, habilidades auditivas, tato e ajuda a perder o medo de escuro!

25) Cabana

É uma brincadeira simples e muito querida entre as crianças. Não é preciso muito. Um lençol em duas cadeiras, em cima da cama, embaixo da mesa. Com diferentes objetos de casa é possível construir uma barraca ou uma cabana, e a partir daí é deixar a imaginação fluir!

26) Sombras

Mais uma vez, se trabalha o manual e se perde o medo do escuro! Um cômodo escuro e uma lanterna são o bastante para essa brincadeira. A ideia é fazer diferentes formas com as mãos e os outros têm que adivinhar o que está na sombra!

Brincadeiras antigas para educação infantil aos 5 anos

Algumas brincadeiras que eram famosas na infância dos pais e mães das crianças podem ser adaptadas e apresentadas para elas! Veja agora uma lista de brincadeiras antigas para educação infantil aos 5 anos!

27) Corrida de sacos

Brincadeira muito comum nas festas dos anos 80 e 90, a corrida de sacos consiste em chegar ao outro lado do espaço… pulando dentro de um saco! Simples assim! Trabalha o equilíbrio, força, corrida e coordenação motora. E gera muitas risadas com os pequenos acidentes de percurso!

28) Corrida com colher

Outra brincadeira antiga para educação infantil aos 5 anos é a corrida com colher. Coloca-se um objeto em uma colher e a criança precisa atravessar um espaço, segurando a colher e sem deixar o objeto cair. 

Trabalha equilíbrio, raciocínio e paciência. Porque toda vez que o objeto cai, é preciso colocar de volta na colher e recomeçar o trajeto!

29) Dança das cadeiras

As cadeiras são dispostas em roda e uma música toca. Enquanto isso, os participantes dançam em volta das cadeiras. Quando a música para, é preciso sentar em uma. Mas não tem cadeira o suficiente para todo mundo! 

Quem não conseguir sentar, sai da brincadeira. Ela termina quando tem uma única cadeira disputada entre duas pessoas. É uma brincadeira em grupo divertida, que mexe muito com o raciocínio ao tentar sempre estar próximo de uma cadeira para não perder!

30) Estátua

Outra brincadeira com música. Nessa, quando ela para, a criança precisa fazer uma estátua e não pode se mexer. Quem se mexe, sai da brincadeira. 

31) Batata quente

Em roda, as crianças passam um objeto que seria a “batata” de uma mão para a outra. Quando a música termina, quem ficou com a “batata” na mão, é eliminado. Trabalha rapidez, raciocínio e percepção.

32) Pedra, papel e tesoura

Uma brincadeira antiga muito querida pelos pequenos de cinco anos. Trabalha o raciocínio lógico, habilidades motora, criatividade e atenção!

E a inclusão nas brincadeiras para educação infantil aos 5 anos?

É importante que os adultos que estejam na organização da brincadeira ou orientando as crianças se atentem para a inclusão de todos os pequenos na brincadeira. Sejam eles neurotípicos, neurodivergentes ou PCD (pessoas com deficiência), o jogo precisa incluir todas as crianças e respeitar o tempo de cada um!

Cada atipicidade e deficiência tem sua necessidade específica, mas as brincadeiras podem sempre ser inclusivas. Basta que o adulto trabalhe a percepção para que o jogo seja democrático e as crianças ao redor incluam todos os amigos. 

Brincadeiras sensoriais, por exemplo, podem não ser confortáveis para crianças com transtornos táteis. Crianças com dificuldades de locomoção serão mais bem incluídas em brincadeiras que não exijam tanta corrida. É necessário um olhar sensível, escuta e ensinar as demais crianças sobre empatia e respeitar o espaço do outro! 

Benefícios das brincadeiras para educação infantil aos 5 anos

As brincadeiras são ferramentas essenciais para o desenvolvimento das crianças na educação infantil aos 5 anos. Elas auxiliam na fixação do conhecimento e na aprendizagem de forma espontânea. Ajudam a criança a trabalhar o individual e o coletivo, ter noção dela mesma individualmente e dentro de um grupo.

As brincadeiras também são importante ferramenta para desenvolver a autonomia e independência das crianças. Trabalham habilidades essenciais, como raciocínio, coordenação e equilíbrio. As crianças também conseguem desenvolver a atenção, imitação, trabalhar a memória e criatividade.

A partir de jogos e brincadeiras, as crianças conseguem também ter o primeiro vislumbre de uma vida em sociedade e com regras. Os jogos ensinam a respeitar alguns limites, entender hierarquias, juízes e normas sociais. 

É um dos primeiros momentos da criança em um grupo, com noção de seus passos e suas ações! Tudo por conta da interação e experimentação durante as brincadeiras. Além disso, fortalecem laços afetivos, vínculos e trabalham empatia.

Agora que você já sabe quantas vantagens as brincadeiras trazem ao desenvolvimento das crianças, que tal abrir um espaço em casa e começar alguns dos jogos sugeridos? Além de ser um momento divertido, você fortalecerá os vínculos com seu filho e criará ótimas memórias afetivas!

X