Sem pressa! Entenda o que vem antes da alfabetização infantil
“Quando inicia a alfabetização do meu filho?” perguntam-se muitos pais e mães.
Eu sei que, quando a criança entra na escola, uma das maiores expectativas da família é que ela aprenda a ler e escrever, que seja alfabetizada! Mas você sabia que existem alguns processos que precisam acontecer antes da alfabetização?
Antes de se alfabetizar, a criança tem a necessidade de correr, pular e brincar. Isso também é muito importante para o seu desenvolvimento! Mexer em massinha de modelar, por exemplo, auxilia a criança quando inicia o seu processo de escrita, você sabia?
Habilidades necessárias para a alfabetização
Antes que se inicie a alfabetização, a criança precisa desenvolver habilidades importantes. Não basta apenas conhecer as letras do nosso alfabeto, é preciso aprender a distinguir os sons das letras, a sequência desses sons, reconhecer rimas entre outras habilidades.
Podemos preparar o caminho para a alfabetização na Educação Infantil, que é justamente quando a criança já começa a desenvolver algumas dessas habilidades, por meio de brincadeiras lúdicas. Por isso, é tão importante que não se pule as etapas, mesmo que você esteja ansioso para ver seu filho(a) ler e escrever as primeiras palavrinhas.
Quando a criança tem entre 6 a 7 anos, já podemos dizer que está preparada para a alfabetização. Nessa idade, ela já passou pelas etapas necessárias, é como se tivesse um caminho mais firme para trilhar, entende?
Leia também: O excesso de tempo de tela faz mal para o cérebro da criança?
Atividades que ajudam na alfabetização
Bem, até aqui aprendemos que existe uma fase propícia para a alfabetização, e agora quero compartilhar com você algumas práticas na infância que ajudam a criança nesse processo, e que são muito importantes de serem trabalhadas antes da alfabetização:
Cantar músicas e parlendas - isso pode ajudar a criança a conhecer novas palavras, assimilar palavras que tenham o mesmo som, que começam ou terminam com a mesma forma.
Contar histórias - esse é um momento de muito aprendizado, no qual a criança desenvolve a criatividade, busca palavras para colocar no enredo, aprende a ter noção de temporalidade: começo, meio e fim, desenvolve a atenção concentrada.
Brincadeiras de roda - nessas brincadeiras a criança desenvolve a linguagem oral, o ritmo e a memória.
Contato com a escrita de forma natural - o manuseio de revistas, gibis e livros, a participação nas atividades familiares, como elaborar uma lista de compras, fazer uma receita de bolo em família, entre outras atividades. Isso proporciona à criança o pensamento e a compreensão da escrita no seu dia a dia.
A alfabetização está relacionada a etapas, por isso devemos ter muita paciência. Se pularmos as etapas, não teremos uma alfabetização eficaz, mas com falhas prejudiciais no restante do processo. Então, melhor ir com calma e curtindo cada passo desse caminho. 💛