Piaget: o que o pensador da educação tem a ensinar aos pais?
Mesmo que você não seja professor ou professora, é provável que já tenha ouvido falar em Piaget em alguma reunião de pais na escola. Afinal de contas, esse é um dos nomes mais importantes da pedagogia e que transformou a forma como entendemos o aprendizado e o desenvolvimento infantil.
E não precisa ser profissional da área para se interessar pelo tema, não é? Aliás, um segredinho: nem ele era!
Quem foi Piaget?
O suíço Jean Piaget (1896-1980) não foi educador nem pedagogo, mas cientista, biólogo e pai de três filhos. Foi unindo rigor científico, conhecimentos sobre o corpo e cérebro e a observação dos filhos que ele se tornou uma das principais referências em pedagogia.
Além de guiar escolas, a teoria desenvolvida por Jean Piaget também ajuda mães e pais a entenderem melhor suas crianças. Assim, podemos alinhar expectativas sobre aprendizagem e, claro, entender melhor o projeto pedagógico das escolas e não “boiar” nas reuniões!
Qual é a influência de Piaget na educação infantil da atualidade?
Piaget não criou uma metodologia de ensino propriamente dita. Mas criou fundamentos para compreensão sobre a aprendizagem
Por exemplo, você já ouviu falar em construtivismo? Uma das bases do método é o pensamento de Piaget.
Vem dele a noção de que o conhecimento não pode ser simplesmente transferido de uma pessoa para outra: precisa ser construído individualmente.
Dessa forma, a aprendizagem acontece a partir da assimilação de novos conceitos e da acomodação deles ao conhecimento já adquirido.
Outros pensadores, como Vygotski, complementaram a teoria de Piaget demonstrando também o papel do contexto social na aprendizagem. Afinal de contas, o meio em que estamos inseridos afeta o tipo de informações que recebemos. Além disso, fatores como nutrição e condições básicas sociais e psicológicas fazem parte da nossa construção.
Mas, considerando um cenário ideal de crianças vivendo em ambientes saudáveis, é interessante observar que a construção de conhecimento não acontece de uma hora para outra, mas gradualmente.
Quais são os 4 estágios de Piaget?
A construção do conhecimento se dá aos poucos, e é por isso que conhecer os quatro estágios de desenvolvimento infantil segundo Piaget é tão importante!
Estágio sensorial
É quando a criança aprende por instintos e sentidos, começa a administrar seus reflexos e a desenvolver percepção de si e do mundo à sua volta. É uma fase que antecede a linguagem.
Estágio simbólico
É quando ela começa a reproduzir alguns comportamentos e perceber padrões. Ainda há confusão entre realidade e fantasia e surge o pensamento intuitivo. Esse período vai até os 7 anos.
Estágio concreto
Entre os 7 e 12 anos, a criança consegue ligar informações de forma lógica. Não é à toa que a alfabetização e a introdução de assuntos fora do seu mundinho começam aqui. A capacidade de empatia e julgamento moral também ficam mais evidentes.
Estágio formal
A partir dos 12 anos de idade, o adolescente já consegue entender e elaborar conceitos mais abstratos. Formula hipóteses, faz deduções e compreende teorias. É a capacidade cognitiva que mais se aproxima dos adultos.
Aprender a aprender: estudo para além da decoreba
Seguindo o caminho construtivista, mais do que despejar conteúdos e fórmulas, a escola precisa estimular a construção do conhecimento, e dar ferramentas para que cada estudante possa aprender a aprender.
Exemplificando nas palavras do mestre:
“Não é o conhecimento do teorema de Pitágoras que irá assegurar o exercício livre da inteligência pessoal; é o fato de haver redescoberto a sua existência e a sua demonstração” (Piaget, 1948/1974, p. 68-9).
Ou seja, não é uma questão de decorar a fórmula, mas de dar ferramentas para sua compreensão. Ao entender a lógica da construção do teorema, o aluno passa a entender a geometria e os espaços. A partir disso, pode-se pensar a estrutura de uma casa e até mesmo refutar ideias de que a Terra é plana.
5 frases de Piaget que ajudam a entender as crianças
Como pensador, cientista e observador dos seus filhos, a obra de Piaget inspirou a forma de ver a educação. Reunimos algumas das frases que ajudam mães e pais e cuidadores a também entenderem um pouco mais sobre nossos filhos – e sobre nós mesmos!
- “O ser humano é ativo na construção de seu conhecimento e não uma massa 'disforme' a ser moldada pelo professor.”
E aqui acrescentamos: nem pelo professor nem por ninguém. As crianças precisam de ferramentas para construírem seus próprios conhecimentos. - “O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”
Porque o aprendizado e o crescimento nunca terminam para quem se abre a novas descobertas. - “O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.”
A partir das ferramentas de pensar e associar ideias, as crianças podem explorar com mais liberdade e criatividade os conhecimentos construídos. Nossa evolução enquanto sociedade também depende disso! - “Como podemos, com nossas mentes adultas, saber o que será interessante? Se você seguir a criança… pode descobrir algo novo.”
E nós aprendemos com esse olhar deles.
Que tal deixar a criança guiar uma experiência e anotar as suas percepções? É uma ótima forma de seguirmos aprendendo e crescendo juntos - “Se você quer ser criativo, permaneça em parte como uma criança, com a criatividade e a inventividade que caracterizam as crianças antes de serem deformadas pela sociedade adulta.
Observar as crianças é também uma oportunidade de resgatar a criança que habita em nós, com a curiosidade e criatividade para criar coisas novas.
Quer saber mais sobre como estimular a criatividade de adultos e pequenos exploradores?