Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Carregando página NINHO.
A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Seis livros infantis que nos ensinam sobre sentimentos

Ninhos do Brasil NB
Avô e neto se olham com expressão de impressionados enquanto leem livros infantis juntos, sentados no sofá.

Os livros infantis são uma ótima oportunidade de trabalhar a educação emocional das crianças – e dos adultos também.

Uma das coisas mais legais da ficção é a possibilidade de viver histórias que não são nossas como se fossem. Às vezes, parecem que foram escritas sobre nós, não é? A gente ri, chora, se identifica. Mergulhar na literatura é uma forma de praticar empatia, mas também olhar para nós mesmos, para o que estamos sentindo.

Diferentes personagens nos mostram que não somos os únicos a passar por situações difíceis, e podem nos ajudar a reconhecer e nomear sentimentos, lidar com eles e até ressignificar acontecimentos.

Os livros infantis permitem esse mergulho também! E são ótimos aliados na educação emocional das crianças, e também dos pais, por que não?

Confira uma listinha com seis livros que estão entre os mais pesquisados por pais e cuidadores para ajudar as crianças nesse momento de descoberta dos sentimentos!

1 - O Monstro das Cores (Editora Aletria, 2018) - Anna Llenas

Sabe aquele dia que os sentimentos estão todos misturados, que a gente não sabe bem o que está sentindo? As crianças também têm dias assim, assim como o monstrinho protagonista desse livro!

Aos poucos, e com uma ajuda especial, ele começa a identificar e separar os sentimentos. Cada um tem uma cor. O livro oferece uma forma bem simples e didática para falar sobre a alegria, a tristeza, a raiva, o medo e a calma.

As crianças a partir de 3 anos logo se identificam e começam a falar sobre situações em que sentem uma coisa ou outra.

Para trabalhar as emoções com as crianças maiores, perto da pré-adolescência, Anna Llenas também criou o Diário das Emoções: um livro de atividades que ajuda a entender melhor as emoções, desde as suas funções até as manifestações delas no corpo.

2 - O Vazio (Editora Salamandra, 2018) - Anna Llenas

Da mesma autora, também tem o belíssimo O Vazio, publicado pela editora Salamandra, ótimo para falar e ressignificar situações de perda.

O argumento é parecido com o do clássico A Parte Que Falta, ao lembrar que, de alguma forma, um vazio, uma parte que parece faltar na verdade é uma linda parte de nós mesmos.

3 - A parte que falta (Companhia das Letrinhas, 2018) - Shell Silverstein

Já que falamos dele…
Publicado originalmente em 1976, esse clássico da literatura infantil foi relançado pela Companhia das Letrinhas e virou sucesso de vendas após um vídeo da influenciadora Jout Jout, que chorou ao ler as páginas da história do círculo que busca uma parte para completá-lo, achando que somente isso o faria feliz, toca crianças e adultos.

O livro trata do sentimento de incompletude, de não ter tudo aquilo que queremos, na hora em que queremos. Mas também sobre como não vem de fora aquilo que precisamos para ser felizes.

Aos poucos, essa tristeza pela falta começa a ceder espaço para a beleza da busca. A continuação, quando “A parte que falta encontra o grande O” também vale a pena. Ela é a prova de que somos completos, só precisamos de amor-próprio. 😍

4 - Emocionário - Diga o que você sente (Editora Sextante, 2018) - Cristina Nuñez Pereira e Rafael R. Valcárcel

O Emocionário é bem o que o nome sugere: um dicionário de emoções. Cada sentimento pode ser lido de forma independente, mas um sempre puxa o outro e dá vontade de ler tudo. São 42 sentimentos! Dá para entender a diferença entre remorso e culpa, frustração e decepção, alegria e felicidade, melancolia, tédio, tristeza, inveja, orgulho entre muitos outros.

Os textos são um pouco longos, mas podem se conectar com muitas experiências das crianças, especialmente a partir dos 7 anos. E as descrições são tão precisas que ajudam a iluminar vários sentimentos adultos também. Vale ler juntinho 💛

5 - A Raiva (Editora Pequena Zahar, 2014) - Blandina Franco e José Carlos Lollo

Pode começar com uma coisinha à toa, mas essa raivinha, quando alimentada, se transforma num imenso monstro chamado fúria!

Com ilustrações bem-humoradas, o livro é excelente para ajudar crianças de todas as idades a identificarem quando a raiva está surgindo e tentar controlar o seu crescimento.

6 - Quando a Mamãe Virou um Monstro (Editora BrinqueBoook, 2002) - Joanna Harrison

Mas não são apenas as crianças que sentem dificuldade de lidar com os sentimentos, né? O livro “Quando a mamãe virou um monstro” é a prova disso.

Ele conta a história de uma mãe sobrecarregada de afazeres, que recebe a notícia que os sobrinhos vão fazer uma visita. Seria apenas uma visita, mas sabemos bem como reagimos quando estamos esgotados. 😭

Ao tentar arrumar a casa para receber as visitas enquanto as crianças só fazem mais bagunça, ela vira “um monstro”. Alguém se identificou aí?

O livro não é bem sobre sentimentos, mas é uma excelente oportunidade para mostrar às crianças que nós adultos também temos nossos momentos ruins e nossos “monstrinhos” internos. E que também estamos aprendendo a colocar cada emoção no seu lugar.

Como estão os hábitos de leitura do seu filho?
Faça o nosso quiz e confira algumas dicas para incentivar a leitura das crianças 📚

X