Como fazer meu filho comer bem?
A alimentação da criança é uma oportunidade para toda a família rever hábitos alimentares, né? Mas nem sempre é fácil, sabemos. Que tal irmos juntos? Neste espaço você pode trocar dicas e receitas com outros pais, para escapar do famoso “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”. Aproveite! 😉
- Faça login ou crie uma conta para comentar
Carine de Souza Leal CS
São Paulo, SP
Ninhos do Brasil NB
São Paulo, SP
Olá, Carine! Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente!
Acredite, você não está sozinha! Durante a infância é comum que as crianças prefiram outros alimentos e deixem as frutas de lado. Mas isso nos enche de preocupação, não é? Ainda mais com as frutas tendo tantos benefícios!
Para te ajudar nessa questão, separamos dicas que a nutricionista materno-infantil, Dra. Monica Assunção, já deu por aqui:
- Não obrigar a criança: forçar as crianças a comerem frutas não é aconselhável. Afinal, dessa maneira, elas podem enxergar o momento da refeição como uma “obrigação”, o que contribui para a criação de uma relação não saudável com os alimentos.
- Levar para comprar: que tal levar seu filho com você na próxima vez que for ao mercado? Pedir a ajuda dele para comprar frutas pode gerar curiosidade e incentivá-lo a experimentá-las!
- Todo mundo na cozinha: testar receitas com as frutas que vocês compraram é outra dica que pode ajudar no consumo do alimento. Aqui só é importante lembrar dos cuidados e das limitações de cada idade.
- Soltar a imaginação: você já pensou em cortar as frutas em formatos diferentes? E montar carinhas com elas? Contar histórias sobre suas origens? Essas são ótimas formas de tornar o momento da refeição mais divertido e estimular o consumo de frutas das crianças!
Não é fácil, mas, com uma dose de paciência e uma pitada de criatividade é possível estimular as crianças a comerem mais frutas! Neste texto, a Dra. Monica Assunção fala mais sobre os benefícios desses alimentos e traz outras dicas que vão te ajudar: https://www.ninhosdobrasil.com.br/meu-filho-nao-come-fruta
Carol Albuquerque CA
São Paulo, SP
Quem nunca passou pela fase de recusa não é mesmo?
O importante é não deixar de oferecer (sem forçar ou insistir para que a criança coma).
Frutas deverão fazer parte da rotina alimentar da sua criança, e inicialmente usar a criatividade com doses de paciência é o segredo... Sorvete caseiro de manga, saladinha de frutas, milkshake de banana congelada... aos poucos reintroduzir as frutinhas na rotina de forma gostosa e prazerosa... E lembre-se Neutralidade em caso de recusa! Nada de forçar ou insistir... Beijos da nutri Carol Albuquerque
Fabio Pereira Fagundes F�
Oi bom dia tenho 3 filhos Noah de 6 Ana Vitória de 4 e Bjorn de 2 , temos muita dificuldade com Ana pra ela se alimentar, ultimamente ela não tem querido comer comida tipo almoço e jantar , e quando come ela escolhe o que comer , tipo hoje só come a carne do prato , amanhã só come o arroz , e a muito tempo ela não come tudo que a gente põe no prato , e nos preocupamos em fazer algo gostoso e atrativo pra eles , e ela no caso pede algo e depois não come , alguns dias começa a a dizer que esta satisfeita, sem comer nada , ou então diz que tá com dor aqui dor ali kkkkk, ninguém disse que seria fácil eu sei , mais tem dias que é muito difícil
Essa é uma questão aqui em casa. Comemos bastante frutas, mas também adoramos um docinho. Aqui vai um chocolate quase todos os dias depois do almoço. DE um tempo pra cá, ele começou a recusar frutas e só querer chocolate na sobremesa :( alguém conseguiu superar? algum segredo?