Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Carregando página NINHO.
A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

6 coisas que os pais deveriam saber sobre professores e professoras

Monique Gonçalves MG
professora se divertindo em sala de aula com os alunos

Em meus 20 anos de atuação na área da educação, aprendi muito sobre a relação entre pais e professores. Me emociono sempre que falo sobre isso, porque acredito que a educação transforma pessoas, e pessoas transformam o mundo!

Falar sobre educação é compreender que é necessária uma parceria entre escola e famílias, para que tudo flua de maneira mais leve e acertada. 

Eu sei que muitas vezes as atividades de um professor dentro de uma sala de aula podem ser um pouco difíceis para os pais compreenderem. Afinal de contas, a experiência no dia a dia da escola é única para cada um daqueles que a vivem. E essa proximidade colabora para que possamos entender melhor a dinâmica com os pais e como podemos trabalhar juntos pela educação das crianças.

O que eu, como professora, gostaria muito que os pais dos meus estudantes soubessem

A relação entre pais e professores nem sempre conta com aquela proximidade ideal, então não dá para explicar tudo da forma que gostaríamos. Mas tem alguns pontos que eu reforçaria, se pudesse.

1- Somos de tudo um pouco 

O educador tem um tanto de enfermeira(o), de psicóloga(o), de humorista. Muitas vezes, a criança vai achar a gente chata(o) por pegar no pé dela, fazer cobranças, igualzinho a pai e mãe. Mas tudo o que fazemos é pensando no melhor para ela.

2- Nosso papel é ajudar a desenvolver a autonomia das crianças

Sua criança vai se frustrar com algumas situações que acontecem na escola. Nessas horas, é preciso mostrar para ela que mesmo essas situações podem ensiná-la, de maneira grandiosa, sobre a vida. 

3- Nunca apontamos situações pensando no mal da criança ou da família

Somos educadores, professores, e não paramos de estudar nunca. Quando observamos algo que precisa ser melhor avaliado no seu filho, não é porque estamos procurando por defeitos ou falhas, mas porque nos preocupamos com cada etapa do desenvolvimento dele. E por causa de nossos estudos e experiências, temos um olhar mais aprofundado sobre esse processo.

4- Não escolhemos a profissão porque ela garante mais tempo de férias

Algumas pessoas pensam que ser professor é bom porque temos duas férias ao ano. E, embora essa seja uma profissão muito desvalorizada, ser professor é bom, sim – mas não por causa do descanso. Essa é uma boa profissão porque de alguma forma fazemos parte do futuro de alguém, mesmo depois de já não estarmos mais presentes. Nossa marca estará lá: tudo o que conseguimos ensinar.

Quanto aos dias de descanso, queria que soubessem que precisamos muito deles. Isso porque lidar com a aprendizagem de um ser humano é uma grande responsabilidade, que nos deixa mental, física e psicologicamente cansados. Por isso, essas pausas são tão importantes para nós. 

5- Queremos os pais pertinho da gente

O maior desejo de um professor é ter a família dos alunos como parceira durante o ano escolar, pois essa relação favorece ambos os lados. 

6- Acreditamos e zelamos por cada aluno individualmente

Os professores não veem suas crianças como números na chamada, mas como seres que precisam ser acompanhados, respeitados e acolhidos na sala de aula. Acreditamos que todas as crianças necessitam de um olhar amoroso e singular, não só aquelas que têm algum tipo de dificuldade.

Nós somos aqueles que acreditam nos alunos, mesmo quando todas as circunstâncias provam o contrário, e que insistimos no aprendizado dele. E em todo final de ano letivo nos emocionamos, porque sabemos todo o esforço que foi necessário para alcançar aqueles resultados.

Tenha certeza de que ser professor vai muito além das lições na lousa ou no caderno, dos trabalhos e avaliações. Ser professor é ser formador e mediador de seres pensantes e atuantes. 

“O professor afeta a eternidade, ele nunca saberá onde sua influência termina”. (Henry Adams)

Seja parceiro do professor da sua criança

Tags deste conteúdo
X