Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Carregando página NINHO.
A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Sala multissensorial: mais inclusão para crianças atípicas

Ninhos do Brasil NB
Em uma sala, com pessoas ao fundo, um menino, que está vestindo uma camisa com listras azuis, brancas, amarelas e marrons, está sentado à mesa, brincando com um brinquedo colorido, com formas geométricas.

Você já viu salas multissensoriais em algum espaço público?

Em lugares mais movimentados precisamos lidar com a barulheira, luzes, cores vibrantes, pessoas passando o tempo todo. Isso pode ser muita informação pra gente, nos deixando até meio confusos. 
Imagine para uma criança que é mais sensível? 🥺

As salas multissensoriais são uma alternativa de refúgio para crianças neurotípicas, que podem ficar incomodadas com excesso de estímulos.

Mas como elas funcionam? Como aplicá-las em espaços públicos, ou até mesmo em eventos entre família e amigos?

Fica aí que você vai entender melhor! 😉

O que é sensibilidade sensorial?

Desde a infância, somos ensinados na escola sobre os "cinco sentidos". Eles incluem o tato, o paladar, o olfato, a audição e a visão. Estamos condicionados a ter mais de uma percepção de sentidos ao mesmo tempo.

Mas, para algumas pessoas, isso pode ser mais difícil.

Quando uma criança enfrenta dificuldades em processar os estímulos sensoriais, seja por uma hipersensibilidade ou hipossensibilidade, isso pode ser caracterizado como Transtorno do Processamento Sensorial

Essa condição pode afetar qualquer pessoa, mas é mais comum em quem tem diagnóstico de TDAH, TOD, ou está no espectro autista. Pessoas com esses diagnósticos já apresentam uma maior sensibilidade sensorial.

Crise sensorial: como ocorre?

As crises de choro da criança são resultado da imaturidade do sistema neurológico em lidar com a frustração, que pode estar relacionada a diferentes situações e temas.

No caso das crises sensoriais, o choro é um sinal de sobrecarga. Geralmente ocorre quando a criança se sente sufocada por tantos estímulos ao mesmo tempo.

Para pessoas típicas, uma situação pode parecer confortável, mas, para quem tem hipersensibilidade, pode ser um caos.

O que são salas multissensoriais?

Salas multissensoriais são espaços adaptados para crianças atípicas, em que os pais podem levar a criança e permitir que ela se acalme aos poucos.

As salas sensoriais são espaços aconchegantes e seguros, que proporcionam a liberdade de explorar e interagir com elementos de acordo com necessidades particulares das pessoas neurotípicas. 

Essa proposta oferece mais autonomia e autocuidado, permitindo que a pessoa se sinta confortável e estimulada em um ambiente adequado.

Como funcionam as salas multissensoriais?

As salas multissensoriais funcionam como um refúgio em meio a tanto barulho, pessoas gritando, correria e muito mais.

Geralmente são instalados em locais públicos, como parques, cinemas, shoppings, ou até mesmo restaurantes, onde há um grande fluxo de pessoas. 

Elas podem conter luzes com tons aconchegantes, pufes e almofadas fofinhas, brinquedos estimulantes, música calma e telas com imagens, que ajudam na tranquilização da criança em momento de crise. Esses espaços são uma solução muito solidária para quem tem dificuldades em lidar com os sentidos.

Como as salas multissensoriais podem ser instaladas?

O primeiro passo é pensar no que a sala pode oferecer para as crianças.

É interessante aplicar na sala multissensorial recursos visuais, como luzes coloridas, imagens e objetos que provoquem um estímulo para prender a atenção da criança. 

Isso auxilia na percepção espacial, no desenvolvimento da coordenação visual-motora e na capacidade de se concentrar.

Além disso, a sala multissensorial tem como objetivo provocar o equilíbrio por meio de elementos. Mobiliário e objetos, como balanços, trampolins, túneis e plataformas sensoriais, são uma boa opção. 

Essas experiências permitem que as crianças desenvolvam a regulação emocional e a consciência corporal através das sensações. 

Qual é o melhor lugar para instalar a sala multissensorial?

Como o objetivo da sala é ser uma alternativa emergencial, é interessante posicionar esse espaço em um local estratégico, de fácil acesso para todos.

Não se esqueça de caprichar na sinalização, para todo mundo ficar sabendo. 📣

É um espaço enriquecedor que oferece benefícios importantes para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

É possível fazer uma sala multissensorial para pequenas ocasiões?

Muito se fala sobre as salas multissensoriais em grandes locais públicos. Mas e nas festinhas de aniversário ou celebrações em família?

Sim, é possível fazer um cantinho nesse estilo. 🤩

Você pode escolher um lugar mais reservado e tranquilo no espaço onde o evento está rolando. 

  • Aposte em muitas almofadas e lugares para sentar e deitar de maneira aconchegante.
  • Disponha brinquedos estimulantes, tapetes coloridos, materiais com texturas confortáveis.
  • Posicione uma tela, como televisão ou tablet, para transmitir imagens e figuras sensoriais.

Confira exemplos de salas multissensoriais

Essa iniciativa já é adotada em alguns lugares de grande movimentação, como uma medida inclusiva e respeitosa para quem precisa desse tipo de apoio.

E essa ideia a cada dia mais é difundida pelos estabelecimentos. 🤩

Confira exemplos de salas multissensoriais instaladas no Brasil:

Aeroporto de Congonhas/SP

Divulgação: Metrópoles

O espaço foi idealizado para promover a inclusão e tornar a experiência de pessoas atípicas mais confortável, enquanto aguardam nos terminais para embarcar em voos.

As salas contam com iluminação especial, móveis aconchegantes e painéis de atividades para oferecer conforto e ajudar a tranquilizar em momentos de crise. 

Aeroporto Santos Dumont/RJ

Divulgação: Metrópoles

A sala multissensorial está localizada na área de embarque do aeroporto e é equipada com recursos tecnológicos e lúdicos, como luzes coloridas, sons relaxantes e brinquedos educativos. 

Esse espaço foi especialmente projetado para trazer uma experiência mais agradável para pessoas sensíveis a estímulos, enquanto esperam seus voos.

Parque da Mônica/SP

Divulgação: O próximo da fila

Um local projetado dentro do Parque da Mônica, especialmente para pessoas que precisam dar um tempinho do excesso de estímulos sensoriais.

A chamada "Sala do Silêncio" é um espaço tranquilo que oferece um ambiente de descanso e acolhimento para pessoas com TEA e transtorno do processamento sensorial.

A inclusão pode fazer parte do nosso cotidiano com pequenas mudanças, como as salas multissensoriais. 

Elas oferecem o apoio e acolhimento que crianças e pais atípicos precisam, nos momentos em que a empatia faz toda a diferença.

Vamos juntos nessa jornada?

Tags deste conteúdo
X