Skate infantil: 7 benefícios incríveis para as crianças
O skate infantil pode ser a atividade ideal para seu filho ou filha começar a praticar e você só tem bons motivos para se convencer disso!
O esporte, que se popularizou na Califórnia na década de 1960, carrega um certo estigma de rebeldia, mas traz justamente o contrário: é uma prática que tem a ver com disciplina e determinação.
Andar de skate é tão importante que o esporte foi incluído na lista oficial de modalidades nas Olimpíadas de Tóquio (2021), onde os skatistas brasileiros brilharam na competição e garantiram três medalhas de prata, marcando uma linda estreia.
Como você provavelmente já sabe, uma das medalhistas foi Rayssa Leal, a Fadinha do Skate. Com 13 anos, a menina ajuda a provar que skate é sim coisa de criança – e de menina também!
Veja só como esse esporte pode fazer bem para a meninada. Quem sabe um skate não seja o próximo presente de Dia das Crianças?
Como o skate infantil ajuda no desenvolvimento físico
Quem pratica esportes desde a infância cresce com um desenvolvimento saudável em diversos aspectos, desde a cognição às relações sociais.
Para a saúde do corpo, as grandes vantagens dos exercícios físicos são o combate ao sedentarismo, a resistência óssea e muscular e o fortalecimento do sistema imunológico.
Leia também: O ABC das vitaminas para a imunidade das crianças
O skate, em específico, traz um conjunto de benefícios ideais para quem está em fase de crescimento. Entenda o que esse esporte pode fazer pelo corpinho do seu pequeno explorador ou exploradora:
Promove energia e disposição no dia-a-dia
Se sua criança não se interessa por nenhum esporte, o skate pode mudar esse cenário: é superdinâmico, divertido, envolve velocidade e manobras constantes, além daquela adrenalina gostosa.
A liberação de serotonina, o hormônio da felicidade, vai lá em cima. O resultado? Com a energia bem gasta, o sono melhora e a disposição também.
Estimula as habilidades motoras e melhora a postura
O skate aprimora o controle manual, a coordenação motora de membros superiores e inferiores e toda a agilidade corporal da criança.
Se manter em pé em cima do shape do skate, aquela tábua fixada às quatro rodinhas, é uma atividade que exige muito equilíbrio. E todo esforço faz com que a coluna se mantenha bem ereta, caso contrário, é tombo na certa, né?
Fortalece as articulações
Os movimentos feitos por quem anda de skate trabalham as articulações e cartilagens do corpo, seja na espécie de remo para pegar velocidade ou no impulso do pulo feito para completar uma manobra. Isso previne doenças como a artrite, por exemplo.
Toda essa consciência corporal que o skate promove nas crianças reflete numa conexão maravilhosa entre corpo e mente. Se os benefícios para a saúde física já são excelentes, espere só até ver todas as vantagens para o psicológico da criançada.
No lado de dentro: os benefícios do skate infantil para a saúde emocional
O skate infantil tem uma dimensão lúdica muito bacana. É um ótimo exemplo de que é possível aprender brincando, afinal, a criança tende a ver a experiência mais como uma brincadeira do que um esporte.
Sem perceber, seu filho ou filha estará estimulando a capacidade de lidar com improvisos, de respeitar regras e de acatar valores simbólicos, entre uma série de habilidades socioemocionais.
Veja outros benefícios socioemocionais do skate infantil neste sentido:
Alivia o estresse, a depressão e a ansiedade
Duas substâncias liberadas pelo cérebro na prática de skate são a endorfina e a dopamina, responsáveis pelo bom-humor, pela motivação e pela sensação de tranquilidade e bem-estar.
A ansiedade está ligada ao controle do medo, e o skate lida de frente com essa emoção. Sem falar que ajuda no estabelecimento da autoestima da criança desde cedo, no sentido de confiança em si mesmo.
Clique aqui e leia mais sobre ansiedade infantil.
Aperfeiçoa o foco e a concentração
É essencial ter atenção ao andar de skate. Cada movimento não planejado significa um risco de cair, então a concentração é cada vez mais despertada. Esse benefício do skate infantil reflete nos estudos, na vida profissional e até mesmo em âmbito pessoal.
Flávia Valadares explica: como trabalhar a autoconfiança das crianças?
Desenvolve a resiliência e a perseverança
No skate, os tombos são tão importantes quanto as vitórias. A cada queda, a criança não tem alternativa a não ser levantar e tentar de novo.
Inclusive, o skate tem muito a ver com a tomada de decisões. Sabe aquela hora em que é preciso colocar a coragem pra jogo?
Pois então, inconscientemente, isso é absorvido para outros aspectos da vida e seu menino ou menina cresce entendendo que cair faz parte, o importante é não desistir de continuar seguindo em frente.
Incentiva a socialização e a expressão
Skatistas costumam conviver em grupos. Para as crianças, isso é uma maneira de estimular as interações sociais e o senso de pertencimento a uma turma.
Mais do que isso, o skate é um estilo de vida. Você já percebeu como esse esporte está associado à moda, à música e à criatividade em geral? Isso ajuda no estabelecimento da personalidade e na expressão de atitudes e pensamentos.
Skate é sobre ter liberdade e responsabilidade ao mesmo tempo, é sobre estar em um grupo, mas respeitando as próprias individualidades. Quem diria que o skate infantil seria tão poderoso, não é mesmo?
Você já entendeu sobre as vantagens do skate infantil, mas caso ainda tenha receio em trazê-lo para o dia a dia da sua criança, continue com a gente até o fim.
Skate: ok! Equipamentos de proteção: ok! Partiu se aventurar com segurança
Você se arrepia só de pensar no seu filho ou filha praticando manobras radicais? Essa reação é mais do que natural, afinal, a proteção do seu filhote vem em primeiro lugar.
Mas o skate não é tão perigoso quanto parece quando os equipamentos e a orientação correta são dados à criança.
Por isso, na hora de comprar, procure por um skate infantil e pelos equipamentos do tamanho do seu filho. Esteja ao lado supervisionando quando ele for andar de skate e, se possível, chame um skatista profissional para ajudar.
Os tipos de skate infantil
Existem três tipos principais de skate:
- O skateboard é o modelo clássico e mais conhecido, com as duas extremidades levantadas. É o mais utilizado para fazer manobras nas pistas de skate.
- O longboard, como o nome indica, é mais longo que o skate convencional. Sua prancha é reta, suas rodas são mais macias e ele é mais fácil de conduzir. Ideal para deslizar e andar com velocidade em lugares planos.
- O cruiser é bem parecido com o longboard: serve mais para se locomover do que para manobras e saltos elaborados. Seu grande diferencial é o tamanho, pois ele é pequeno, leve e muito fácil de transportar.
Os principais equipamentos para skate infantil
Como em todo esporte, é preciso ter cuidados importantes na hora de praticar.
No caso do skate infantil, o capacete, as joelheiras e as cotoveleiras são indispensáveis. Também é interessante que sua criança tenha luvas e wristguards, que são protetores para os pulsos.
Se ela tiver um tênis com solado antiderrapante, melhor ainda. Todo cuidado vale na hora da meninada se aventurar nos esportes radicais.
Os tombos ao andar de skate são inevitáveis. Mas isso não significa que a criança sairá machucada toda vez que se divertir nesse esporte.
Com a atenção necessária, e principalmente, com seu incentivo de pai ou mãe, uma nova possibilidade de praticar hábitos saudáveis e de se autoconhecer irá surgir para sua criança.
De fato, o skate não é um esporte fácil. Mas é justamente por isso que é tão fascinante para a garotada, pois tem a ver com técnica, superação de desafios, amizade, estilo e criatividade.
Um dos principais atributos para o skate infantil é a coordenação motora. Saiba o que você pode esperar de cada idade neste texto.