Quando não temos a resposta: “Eu não sei, vamos descobrir juntos?”
Não dura muito tempo aquela fase em que os filhos acham que nós adultos sabemos de tudo. E que bom! Porque nós também aprendemos todos os dias, e, principalmente, com eles.
Aprendemos diariamente a sermos mães e pais de cada criança. Descobrimos sobre seu universo, personagens favoritos, games atuais. Mais que isso: aprendemos sobre infância, sentimentos, sobre nós mesmos.
Nesse processo de aprendizado, ensinamos também. Ensinamos que aprender é para sempre, que não é fraqueza não saber, e que buscar respostas é o que move a humanidade. Um "não sei, filho" não precisa ser o fim de uma conversa. Essa frase pode ser um convite para explorar e descobrir novidades juntos.
Topa vir com a gente? Neste artigo, preparamos algumas dicas que vão ajudar mães e pais nessa jornada!
Mantenha-se aberto ao universo infantil
Busque entender os gostos de seus filhos, o que ele gosta de assistir, os personagens preferidos e encontre pontos de interesse em comum. Por exemplo: seu filho está na onda dos animes japoneses?
Além de assistir à jornada do herói predileto da criança, você pode conhecer mais detalhes daquela cultura, como culinária e história. Já imaginou assistir a alguns episódios de anime, depois pesquisar como preparar um lámen e fazer essa receita para toda a família?
Explorar não significa apenas ensinar, mas aprender coisas interessantes com as crianças.
Livros, filmes… são diversas as opções para descobrir e aprender
A troca entre pais e filhos é uma ótima oportunidade de conexão, além de ensinar e aprender algo novo.
Para aproveitar todas as descobertas e ensinamentos deste momento, preparamos algumas dicas do que fazer. Confira abaixo:
Explorando livros
A leitura é uma das melhores maneiras de aprender e ensinar. Você pode ajudar seus filhos a desenvolver habilidades de leitura e compreensão de texto, além de expandir seus horizontes culturais.
Aqui estão algumas dicas para explorar livros com seus filhos:
- Tente ler com seus filhos todos os dias. Isso ajuda a construir um hábito de leitura e aprimorar a capacidade de leitura.
- Escolha diferentes tipos, como literatura brasileira, contos, poesia e biografias.
- Deixe que seus filhos escolham os livros que querem ler, permitindo que eles se sintam mais envolvidos e engajados.
- Converse sobre o que foi lido, as impressões da criança e as suas, e veja as diferentes interpretações que uma história pode ter.
Usando a internet
variados assuntos. Quer saber qual é o maior mamífero da Europa? Uma pesquisa e está lá a resposta.
E utilizar essa ferramenta pode ajudar no aprendizado do seu filho e até no seu. Às vezes dá até para procurar um pouco de cultura pop para passar o tempo.
Aqui estão algumas maneiras de usar a internet para ensinar e aprender:
- Pesquisem juntos temas de interesse, seja sobre animais, história, ciência, língua portuguesa, matemática, ou qualquer outro assunto.
- Procure sites de educação infantil que ofereçam jogos e atividades que estimulem a criatividade e o aprendizado.
- Use plataformas de aprendizagem online, como cursos, tutoriais e vídeos educativos. Existem escolas que oferecem até curso de programação infantil.
- Utilize as redes sociais para encontrar comunidades de pessoas com interesses semelhantes aos seus filhos.
Visitando museus
Quer um lugar mais rico de cultura e conhecimento que um museu? Esses espaços são incríveis para aprender e ainda podem render um belo programa familiar para o final de semana.
Existe museu do futebol, da língua portuguesa, entre tantos outros temas. Confira algumas dicas para explorar o local com seus filhos:
- Pesquise os museus da sua cidade e deixe a criança escolher um de seu interesse.
- Planeje bem a visita e não esqueça de verificar os horários de funcionamento, as exposições e se existem visitas guiadas.
- Pergunte ao seu filho o que ele aprendeu na visita, para que ele possa compartilhar com você e reforçar o aprendizado. Faça o mesmo e diga o que você descobriu para ter uma troca maior.
Se você mora em São Paulo, uma boa opção de visita é o Museu Catavento, onde as crianças aprendem se divertindo sobre temas como universo, vida e sociedade.
Assistindo a filmes
Histórias cativantes, informações reais sobre um período da história, reflexões filosóficas: os filmes são ótimos para o aprendizado dos pais e das crianças.
Assistir a filmes ou animações ajuda em pontos como:
- A criatividade é trabalhada nessa atividade, ajudando a estimular a imaginação das crianças.
- O vocabulário também pode ser ampliado quando ouvimos novas palavras, além de entendermos o significado delas de uma maneira descontraída.
- Quando se tem contato com novas experiências assistindo a filmes, é possível aumentar a capacidade de reflexão sobre os assuntos tratados. Dessa forma, é possível que as crianças tirem as próprias conclusões e encontrem soluções para os problemas apresentados.
Entre tantas plataformas de streaming disponíveis, é só escolher o que mais atrai vocês!
Criar um projeto de descobertas em casa para ensinar e aprender
O quintal de casa pode ser um grande espaço de aprendizado. Nele você pode criar um projeto com seus filhos e trocar conhecimento e descobertas.
Que tal aproveitar o local para criar, por exemplo, uma pequena horta e colocar as crianças com as mãos na terra?
Essa vivência numa plantação de hortaliças leva à descoberta de temas relacionados a botânica, biologia e química. Vale destacar que a maioria dos pais não sabe como montar uma horta, e o aprendizado acontece junto às crianças. Legal, né?
Após colher sua plantação, a aula caseira de descobertas pode passar para a cozinha, em receitas culinárias.
Dá pra fazer da aprendizagem uma troca onde pais e filhos podem adquirir conhecimentos. O que achou dessas dicas?
Além do aprendizado de conteúdos, aprendemos com nossos filhos e filhas, sobretudo, a conhecer e lidar com as emoções. Sobre isso, confira nosso artigo: