Brinquedos sensoriais: entenda a nova moda dos fidget toys
Os brinquedos sensoriais – “fidget toys” em inglês – se tornaram extremamente populares nas redes sociais e entre as crianças, virando até mesmo tema de festinhas de aniversário. A maioria dos fidget toys são coloridos, maleáveis e bons de apertar – nas palavras das próprias crianças: são satisfatórios.
Pelas características, já deu para entender o porquê de essa febre existir, não é? Reuniram tudo o que uma criança busca em um só objeto!
Mas a melhor parte vem agora: muito mais do que uma tendência, esses brinquedos também ajudam no desenvolvimento cognitivo e emocional dos pequenos 😉
Acompanhe a leitura para saber mais!
O que está por trás da moda dos brinquedos sensoriais?
Para nós, adultos, os fidget toys podem parecer uma tendência passageira, como algumas que crescem rapidamente entre as crianças e desaparecem com a mesma velocidade. Porém, eles fazem parte das nossas vidas há muito tempo: quem nunca estourou plástico-bolha para desestressar? Ou aceitou o desafio de um cubo mágico?
Os brinquedos sensoriais sempre estiveram presentes, atravessando gerações. Embora muitas vezes não pareça, eles têm diversos benefícios para a saúde mental e o desenvolvimento cognitivo das crianças!
5 exemplos de brinquedos sensoriais para conhecer
A variedade de fidget toys, ou brinquedos sensoriais, é imensa e decidimos trazer alguns exemplos mais populares e fáceis de encontrar em lojas!
Pop it
O pop it é a febre do momento entre as crianças. Bolhas de borracha são enfileiradas e o objetivo é “estourá-las”. Eles vêm em diversas cores, formas e tamanhos.
Fidget Spinner
O fidget spinner se popularizou no Brasil em 2017, mas foi criado muito tempo antes, em 1993, com a intenção de oferecer um escape para a energia acumulada e auxiliar crianças com ansiedade, TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) ou que estejam no espectro autista.
Globbles
Globbles, como seu nome em inglês (glow + bubbles) diz, são bolinhas pegajosas, extremamente flexíveis e maleáveis, que brilham no escuro.
Esse fidget toy apresenta formatos visualmente interessantes ao passo que é apertado e não estoura, independentemente da força aplicada pela criança, ajudando a aliviar a ansiedade.
Bolinha antiestresse
Essa é similar às globbles, mas já faz parte da nossa vida. Todos conhecemos as bolinhas antiestresse, sejam elas feitas de espuma, borracha, ou qualquer outro material. São ótimas para o controle de ansiedade!
Cubo mágico
Outro brinquedo que conhecemos muito bem! O cubo mágico é extremamente benéfico para a criança. Tátil e visual, ele ajuda a estimular o desenvolvimento sensorial, enquanto o jogo em si estimula o raciocínio lógico e o desenvolvimento cognitivo!
Benefícios dos brinquedos sensoriais para o desenvolvimento cognitivo
Os brinquedos sensoriais oferecem uma grande variedade de texturas, cores e sons. Esses estímulos ajudam a desenvolver o lado sensorial do pequeno explorador. Eles estão associados a concentração, desenvolvimento cognitivo, redução do estresse e ansiedade e são grandes aliados também no desenvolvimento de crianças no espectro autista.
Além disso, a maioria desses brinquedos se baseia em movimentos repetitivos. Isso contribui também para o desenvolvimento da coordenação motora e controle da ansiedade, já que direciona o foco da criança.
Os brinquedos sensoriais também podem ser associados a atividades educativas. O pop it, que é o fidget mais popular do momento, consiste em “estourar” bolhas de borracha que estão enfileiradas com diferentes cores.
Associando as fileiras de bolhas e suas cores com princípios de matemática como soma e multiplicação, você amplia as possibilidades de aprendizado enquanto a criança se diverte!
Leia também:
Para nós, adultos, estourar bolhas pode ser uma atividade simples. Mas, aos pequenos exploradores, é uma atividade divertida que estimula o bem-estar e o desenvolvimento! Vale a pena acompanhá-los nas brincadeiras (e até se divertir junto) 😊
Brinquedos sensoriais reciclados: como fazer?
Os brinquedos sensoriais não precisam custar caro. Em vez disso, você pode fazer um em casa e envolver seu filho nesse processo. Esse pode ser um momento propício para ampliar a conexão entre vocês dois – além de a diversão ser garantida, é claro!
Ao valorizar a alternativa caseira, evitamos o estímulo ao consumismo infantil, que cerca esses brinquedinhos colecionáveis.
Por isso trouxemos o passo a passo de como fazer um monstrinho antiestresse! Para fazê-lo você precisa apenas de farinha, uma garrafa pet, um balão de festa, um fio e adereços para decorá-lo!
Passo 1
Com ajuda de um funil, coloque a farinha dentro da garrafa PET.
Passo 2
Encha o balão de ar e prenda a boca dele na boca da garrafa.
Passo 3
Vire a garrafa e encha o balão com a farinha. Após isso, retire a garrafa e espalhe a farinha pelo balão enquanto retira o ar de dentro.
Passo 4
Amarre o balão com o fio para que nada de farinha escape.
Passo 5
O quinto e último passo é o mais divertido! Decore o monstrinho como você quiser! Pode colar olhos, boca, e deixar a criatividade fazer seu trabalho!
Dê uma chance a esses brinquedinhos: é uma ótima atividade para você desfrutar ao lado do seu filho! E também para observar como coisas tão simples quanto estourar bolhas podem fazer uma diferença significativa no bem-estar e no desenvolvimento dos pequenos 😊
Inserir na rotina brinquedos que estimulam o desenvolvimento da criança é tudo de bom, afinal, o simples ato de brincar já faz um bem enorme à saúde!
Sabia que a música também ajuda a estimular o desenvolvimento dos pequenos? Vem aqui ler sobre!