Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Carregando página NINHO.
A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

Como preservar o meio ambiente: espalhe essa semente

Ninhos do Brasil NB
Uma menina segura um vaso pequeno com uma muda de planta entre as mãos. Ela está ao ar livre e de olhos fechados.

Saber como preservar o meio ambiente é importante para todas as idades. Afinal, "nunca somos pequenos demais para fazer a diferença!"

A frase da jovem ativista Greta Thunberg é um convite para nós cuidadores pensarmos no cuidado do meio ambiente como uma pauta familiar.
Mas, além de falar para nossos pequenos exploradores sobre preservação ambiental, precisamos dar o exemplo (que é sempre o melhor professor!).

A seguir, você vai entender mais sobre levar esse papo com as crianças com dicas de atividades para fazer em conjunto.

Qual é a importância de preservar o meio ambiente?

Meio ambiente é assunto sério, mas não precisa ser complicado. Dá para explicar para as crianças de forma simples e estimulante.
De acordo com a Organização das Nações Unidas, a população mundial crescerá em 2 bilhões de pessoas nos próximos 30 anos. Isso significa que, com mais gente no planeta, uma quantidade maior de recursos naturais será utilizada. 

Contudo, muitos desses recursos são esgotáveis, então é provável que a conta não feche: a natureza já está dando indícios de que precisa de ajuda. Cabe a nós, adultos, praticar a sustentabilidade e incentivar as crianças no processo.

É aí que você mostra para sua criança como ela pode ser uma super-heroína da natureza! 

São as gerações mais novas que terão que lidar com os desafios ambientais do amanhã. Por isso, é tão importante inseri-las no assunto de como preservar o meio ambiente.

Como preservar o meio ambiente em família?

Se a ideia da preservação ambiental for semeada com a criança a partir de exemplos práticos de seus cuidadores, fica mais fácil (e inspirador!) para ela aprender.

Quanto mais pessoas da família envolvidas, melhor!

Assim, a criança vê a preocupação com o meio ambiente como um pilar realmente levado a sério. Quem sabe vocês não tornam o cuidado com a natureza uma tradição familiar?

A ideia é manter a natureza sempre em mente, mesmo que vocês vivam rodeados de prédios. Já trouxemos algumas ideias de atitudes sustentáveis para fazer com as crianças aqui, confira!

Procure ao máximo convidar os familiares para fazer atividades de conscientização ambiental, explicando o quanto isso é válido para o estilo de vida da criança. 

7 atividades sobre como preservar o meio ambiente

Não desperdiçar água é uma das atitudes cotidianas que podem servir como exemplo. Mas existem outras atividades mais lúdicas para fazer em casa com a criançada, ensinando-as sobre a importância da preservação.

Por exemplo:

  1. Fazer um terrário e decorar a casa com plantas: isso ajuda a criança a criar um ecossistema e cuidar dele no dia a dia.
  2. Fazer compostagem: além de ser uma excelente fonte de adubo, ensina para os pequenos sobre um destino sustentável do lixo orgânico.
  3. Reciclar latas e garrafas: existem inúmeras formas de reaproveitar o lixo reciclável. Vocês podem fazer brinquedos, porta-objetos, artigos decorativos. Solte a imaginação!
  4. Ter contato com diferentes animais: quando uma criança vê de perto a vida de um animalzinho, aprende a respeitá-lo com mais empatia. Pode ser um pet em casa, um animal na fazenda, observando os pássaros e por aí vai.
  5. Assistir a filmes e ler livros relacionados à ecologia: são programas simples para qualquer dia da semana. Depois da atividade, vale conversar sobre os aprendizados.
  6. Promover uma gincana com todo mundo: já pensou que bacana seria criar uma competição entre os moradores da casa e ver quem tem mais atitudes sustentáveis ao fim da semana? Vocês podem fazer uma lista para marcar as ações de cada um, com direito a quadro de medalhas.
  7. Andar de bicicleta: esse é aquele hábito 2 em 1, que faz bem não só pro planeta (substituindo aqueles passeios que seriam feitos de carro), mas para a saúde física também.

Converse sempre com seu menino ou menina sobre o porquê de vocês estarem fazendo cada uma dessas atividades, pois elas vão muito além da diversão.

Tente fazer delas um verdadeiro hábito! Daqui a um tempo, pode ser que a criança fale sobre preservação com a maior naturalidade e se sensibilize ainda mais com o assunto.

Como preservar o meio ambiente no dia a dia?

As atividades divertidas de como preservar o meio ambiente são essenciais, mas nem sempre dá pra fazê-las todos os dias da semana. 

Enquanto isso, o que vocês podem fazer em casa diariamente é:

  • Desligar aparelhos eletrônicos após o uso e tirá-los da tomada
  • Aproveitar a luz natural em casa, para não acender luzes desnecessariamente
  • Economizar água: a cozinha e o banheiro costumam ser dois palcos do desperdício 
  • Reutilizar roupas e brinquedos ou doar aqueles que não são mais usados
  • Levar sacolas reutilizáveis (ecobags) para o supermercado, para a feira ou mercearia
  • Evitar usar produtos descartáveis, como canudos e talheres
  • Fazer a coleta seletiva de lixo
  • Dar preferência pela compra de produtos biodegradáveis

Como preservar o meio ambiente na escola?

Saber como preservar a natureza é um conhecimento que as crianças podem levar de dentro de casa para diversos lugares. Inclusive para a escola!

O engajamento em ações de educação ambiental na escola – ou mesmo a ajuda na elaboração de projetos sobre o assunto – faz toda a diferença. Vale bater um papo com a coordenação para saber como eles abordam o tema. 

Confira algumas dicas de ações ambientais que podem ser feitas em conjunto, entre escola e família: 

  • Reaproveitamento de materiais escolares
  • Reciclagem de papel (que tal fazer uma oficina na escola?)
  • Incentivo ao uso de garrafinhas de água para evitar o uso de copos descartáveis
  • Conscientização sobre separação do lixo e sinalização das lixeiras
  • Cultivo de horta escolar
  • Excursões para parques ambientais ou matas nativas

3 atitudes que dificultam a preservar o meio ambiente

Agora que a gente falou sobre o que fazer, é bom entender o que deve ser evitado também. Tente repensar com as crianças:

A distância da natureza

Quanto menos contato com os recursos naturais, mais complicado fica para a criança entender a importância deles. A gente não consegue cuidar daquilo que não convive. 

Uma ida à praia, por exemplo, pode acompanhar uma explicação sobre a vida marinha, a importância de não poluir o mar e a areia etc. Sem falar que o contato com a natureza traz tranquilidade e fortalece a conexão entre a família.

O consumismo excessivo

Independentemente de qual produto seja consumido – alimento, roupa, brinquedo – utiliza-se uma matéria-prima que vem da natureza e o descarte voltará para ela.

É válido contar para a criança sobre o que é um ciclo de produção e quem está por trás dele. 

Ah, praticar o consumo local e apoiar pequenos negócios é uma boa maneira de incentivar a sustentabilidade.

Descarte indevido 

Vocês fazem coleta seletiva aí na sua casa? Se ainda não, esse pode ser um bom começo para ajudar na preservação do meio ambiente.

Cada tipo de lixo tem um destino certo: tecidos, medicamentos e eletrônicos, por exemplo, são objetos que não devem ser descartados no lixo comum. 

Eles demoram muito tempo para se decompor e ainda podem contaminar o solo e lençóis freáticos, prejudicando a natureza e a saúde humana.

Que tal reservar um dia por semana para levar o lixo ao ponto de coleta? Clique aqui para descobrir onde descartar resíduos.

O segredo para ajudar as crianças a preservar o meio ambiente é dar o exemplo

Não tem mistério: as crianças aprendem e levam hábitos consigo a partir da observação. E é assim que a preservação ambiental florescerá nelas como um valor genuíno! 💚🌳

Explicar a ela sobre os ciclos da natureza, o que é aquecimento global e por que acontecem enchentes está em uma dimensão teórica. Claro que vale introduzir esses temas com linguagem adequada à idade, mas as nossas atitudes contam muito mais

Se um menino vê que é normal jogar um lixo pela janela do carro, o que ele vai fazer quando terminar de tomar uma garrafa de água? 

Portanto, lembre-se que as ações da família refletem nas crianças. E os  bons hábitos que cultivamos desde a infância tendem a nos acompanhar durante a vida toda. Tornar o cuidado com a natureza pode (e deve) ser um deles.

Diversão e sustentabilidade podem andar juntas! 

Tags deste conteúdo
X