Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Carregando página NINHO.
A+
A-
Para mães e pais 
em fase de crescimento.

Novidades:

Ninhos do Brasil + Carochinha Editora: Ninhos do Brasil se uniu à Carochinha Editora, selecionando histórias que auxiliam nas questões enfrentadas em diferentes fases. Confira!

“Palavras mágicas”: gentileza se aprende na infância

Ninhos do Brasil NB
Mulher sorrindo com seu filho, ambos usando um pijama vermelho e conversando. Ao fundo, um quarto.

“Mamãe, me traz água.” 
“Quais são as palavras mágicas mesmo?” 
“Por favor, mamãe!”

Você provavelmente já presenciou algum diálogo como esse. 

Palavras mágicas mesmo são aquelas que ajudam a abrir sorrisos, despertar empatia, reconhecer erros e demonstrar gratidão.

Ensinar e construir o hábito de ser gentil, agradecer e se desculpar quando necessário facilita o diálogo com a criança e motiva o respeito nas conversas.

Vamos entender mais sobre?

Quais são as palavras mágicas?

Antes de mais nada é preciso saber que a verdadeira magia é a gentileza, que cria ponte entre as pessoas. O melhor momento para motivar esse hábito é ainda na infância. 

Nunca é demais lembrar que as crianças aprendem através do exemplo que vem de nós, adultos. Portanto, quanto mais elas ouvirem essas palavras, mais propensas estarão a usá-las. 

Além disso, quando as crianças as ouvem, conseguem compreender melhor como utilizá-las, na prática.

Aqui temos uma listinha dessas palavras mágicas:

  • Por favor;
  • Obrigado;
  • Com licença;
  • Desculpe;
  • Perdão;
  • Bom dia;
  • Boa tarde;
  • Boa noite;
  • Tudo bem?;
  • Pode passar.

Entenda a importância das palavras mágicas para as crianças

Em algum momento você já sentiu a falta de um “obrigado” após ajudar alguém? Ou quem sabe um pedido de “desculpas” depois de um esbarrão nas ruas? 

Ouvir um “perdão”, “por favor” ou “bom dia” pode mudar o pensamento que temos das pessoas. 

Ensinar isso para as crianças é importante, pois as palavras mágicas e as boas maneiras ajudam na socialização, facilitam a comunicação entre as pessoas e educam sobre a melhor forma de conquistar seus objetivos: através do diálogo claro e gentil.

O objetivo é incentivar bons hábitos por meio da comunicação não-violenta no cotidiano da criança. 

Lembrando que não é preciso brigar ou envergonhá-la para que ela entenda. Uma boa conversa já ajuda muito. 😉

Trabalhar tais palavras ajuda em uma interação mais eficaz com os colegas de escola, professores e familiares.

Como ensinar as palavras mágicas aos seus filhos? 

Uma boa maneira de ensinar as palavras mágicas para os seus filhos é sendo o exemplo dentro de casa. Ao conversar com outras pessoas da família, amigos, vizinhos e com a própria criança não se esqueça de ser cordial e empregar os termos. 

É importante ficar atento à reatividade excessiva no relacionamento entre pais e filhos, bem como na forma como os adultos da casa se tratam uns aos outros. 

As crianças observam o comportamento dos outros indivíduos e podem imitar esses comportamentos no futuro.

Além disso, é possível tentar uma abordagem para as crianças mais crescidinhas, explicando o que significa cada uma das palavras. 

Quando dizer "obrigado" para alguém, conte que você está demonstrando gratidão pela generosidade daquela pessoa. “Desculpe”, explique que essa é uma forma de reconhecer os erros e que pretende não mais cometê-los. 

No caso do “por favor”, a expressão ensina aos seus filhos que não se consegue ter algum desejo realizado se pedir de maneira desrespeitosa. 

Também é possível estimular os bons modos no colégio. Estimule a criança a cumprimentar sempre os professores, funcionários e colegas da escola com um “bom dia” e incentive que ela aplique as outras palavras mágicas em atividades no dia a dia.

Brincadeiras com as palavrinhas mágicas

Ensinar as palavrinhas mágicas pode ser bastante divertido. Que tal fazer isso por meio de histórias? Basta escrever cada termo em um papel sulfite ou cartolina e distribuir com as crianças. 

Depois, o adulto começa a contar a história e nas partes em que as palavras mágicas se encaixam, as crianças podem levantar sua plaquinha e completar a frase. 

Outra forma de aprender pode ser no velho e bom jogo de tabuleiro. Existem algumas opções disponíveis, como o Jogo Palavras Mágicas. Nele cada criança escolhe um jogador e coloca no tabuleiro. 

Uma roleta é utilizada para determinar quantas casas ele vai avançar. Chegando no local ele escolhe uma carta e lê em voz alta a palavra mágica e depois cria uma frase para treinar sua utilização.

Cartaz das palavras mágicas

Em casa, para manter as palavras mágicas sempre frescas na mente das crianças, criar um mural pode ser uma boa atividade. 

Você pode encontrar em uma papelaria um quadro para pôr no quarto do seu filho com as palavras escritas em um papel. 

Outra escolha para fazer o cartaz é usando diversas placas coloridas e organizando as palavras. Lembre-se sempre de que no momento de criar esse espaço, deixe os filhos participarem escrevendo, por exemplo.

Usar as palavras mágicas e boas maneiras muitas vezes não significa que a criança vá ficar sempre quietinha. 

Para entender melhor sobre isso, vale a leitura da matéria:

X