3 receitas de vitaminas de frutas e seus benefícios para as crianças
No lanche da tarde ou no café da manhã, um copo de vitamina de frutas é sempre uma boa pedida por ser uma receita prática e nutritiva.
Talvez na sua região você chame por outros nomes: “leite batido” ou simplesmente “batida” seguido do nome da fruta são bem comuns.
Independentemente do nome, o que vale aqui são os benefícios: e isso ela tem de montão. Além de fornecer e repor as energias das crianças, essa bebida enriquece a dieta delas com os nutrientes das frutas e as proteínas do leite.
Quer saber mais sobre vitaminas de frutas e ainda ter dicas para o preparo e receitas deliciosas? Vem que te contamos mais.
O que é uma vitamina de frutas?
No geral, a vitamina de frutas é uma mistura liquidificada de frutas com leite (e aqui podemos incluir todos os tipos de leite, os de origem animal ou vegetal). Mas ela pode ir além: você pode incluir ainda outras fontes de nutrientes essenciais e deixar essa bebida ainda mais vitaminada.
Uma vitamina de frutas pode ser reforçada com aveia, farelos de cereais, grãos, oleaginosas – inteiras ou na forma de farinhas –, como amêndoas, por exemplo, sementes de chia, linhaça entre tantas outras opções.
Quais são as principais vitaminas das frutas
Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, "frutas frescas ou secas são excelentes alternativas, bem como leite, iogurte natural e castanhas ou nozes, na medida em que são alimentos com alto teor de nutrientes e grande poder de saciedade".
É sabido que toda criança – e os adultos também – precisa de vitaminas, e as frutas são fonte abundante delas. Sendo assim, as vitaminas de frutas são grandes aliadas na hora de incluir essa ingestão de nutrientes no cardápio, principalmente quando a criança tem alguma resistência a comer frutas in natura.
Seu filho não come frutas? Temos um texto com dicas para incentivar o consumo de frutas que podem te ajudar. As vitaminas de frutas podem ser uma boa porta de entrada para as frutas in natura.
Vitamina das frutas nas receitas de vitaminas
Vitamina é o que não pode faltar numa bebida chamada de vitamina, você concorda? A lista de nutrientes encontrada varia conforme os ingredientes escolhidos, claro. Mas, na maior parte das vitaminas de frutas, podemos encontrar as vitaminas C, A e as do complexo B.
3 receitas práticas e saudáveis de vitaminas de frutas
Fazer vitamina é prático e rápido. Com um liquidificador ou mixer você consegue misturar leite com frutas e fazer aquela vitamina nutritiva pro lanche ou café do seu filho. Aqui, trouxemos 3 sugestões de vitaminas que as crianças vão amar. E você também pode conferir lá no site Receitas Nestlé, que tem diversas outras opções pra variar o cardápio.
Lembre-se que em todas as receitas de vitaminas você pode substituir o leite comum pela versão sem lactose ou mesmo por leites vegetais.
Vitamina de Ninho Vegetal, Mamão e Pera
Receita de Vitamina de Ninho Vegetal, Mamão e Pera deliciosa feita com água, NINHO Forti+ Origem Vegetal em pó, mamão e pera
Rende 1 porção
Ingredientes
- 180 ml de água gelada
- 2 colheres (sopa) de NINHO® Forti+ Origem Vegetal em pó
- 1 fatia de mamão picado
- 1 pera pequena
Modo de preparo
Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Sirva.
Vitamina de Banana com Farelo de Aveia
Receita de Vitamina de Banana com Farelo de Aveia deliciosa e cremosa feita com Leite em Pó NINHO Forti+ Integral, Farelo de Aveia Orgânico NESTLÉ, banana e coco
Rende 2 porções
Ingredientes
- 4 colheres (sopa) de Leite em pó NINHO® Forti+ Instantâneo
- 4 colheres (sopa) de Farelo de Aveia Orgânica NESTLÉ®
- 2 bananas-nanicas maduras
- 4 colheres (sopa) de coco ralado
- 2 xícaras (chá) de água gelada
Modo de preparo
Em um liquidificador, bata bem todos os ingredientes com a água gelada, até obter uma mistura homogênea. Sirva a seguir.
Vitamina Gostosa Manhã (Super Vitamina)
Receita de Vitamina Gostosa Manhã (Super Vitamina) muito fácil e deliciosa feita com suco de laranja, mamão, gelo e Leite em Pó NINHO Forti+ Instantâneo.
Rende 1 porção
Ingredientes
- meia xícara (chá) de suco de laranja
- meio mamão maduro picado
- 2 cubos de gelo
- 2 colheres (sopa) de Leite em Pó NINHO® Forti+ Instantâneo
Modo de preparo
Em um liquidificador, bata todos os ingredientes. Sirva a seguir.
Dicas gerais para o preparo de vitaminas de frutas
- Líquido: utilize 1 xícara de leite (animal ou vegetal) para cada porção de vitamina.
- Base de frutas: a porção de frutas que você escolher é o que vai dar o sabor. Pode ser de uma fruta só, duas, três ou quantas preferir. Quanto mais tipos de frutas, mais vitaminas disponíveis na bebida.
- Cremosidade: você pode usar alimentos espessantes para deixar sua vitamina menos líquida. Alguns exemplos são a aveia, o iogurte e a manteiga de amendoim.
- Sabores extras: uma boa dica para incentivar a descoberta de sabores é incluir especiarias ou raízes, como gengibre e açafrão. Canela, noz-moscada, cravo em pó, essência de baunilha combinam muito com as vitaminas.
Dica vitaminada para a vitamina de frutas
Na hora de escolher as frutas para sua vitamina, tente optar pelas frutas da estação. Assim, você vai incluir mais sabor, mais nutrientes, além de serem mais baratas e sustentáveis. São todos os benefícios esperados para a alimentação infantil, não é mesmo?
Já as frutas que estão disponíveis no mercado o ano inteiro e fora da sua época usam fertilizantes químicos, reduzindo o valor nutricional das frutas e as deixando mais aguadas e menos saborosas.
Precisa adoçar a vitamina de frutas?
Não precisa, as frutas já têm frutose e, se escolher as frutas da estação, elas parecem ainda mais doces. A frutose, ou “açúcar de fruta”, é um tipo de açúcar encontrado em frutas, no mel, no agave e em vegetais de raiz. É um carboidrato, sendo assim, também devemos ficar atentos a quantidade consumida.
Mas nada impede que, de vez em quando, você adoce com outros tipos de açúcares alguma vitamina com frutas menos doces ou com especiarias, por exemplo. Entretanto, tente não fazer disso um hábito.
3 dicas para potencializar os benefícios das vitaminas de frutas
Está em dúvida de como deixar a vitamina de frutas ainda mais vitaminada e aproveitar os muitos benefícios possíveis? Abaixo, trouxemos dicas para te ajudar.
Frutas ácidas para fortalecer o corpo
Pode fruta ácida na vitamina? Pode colocar, sim, frutas ácidas na vitamina de frutas. Laranja, limão, acerola, kiwi, morango, por exemplo, são frutas ricas em vitamina C, e fortalecem o sistema imune, ajudando na prevenção de gripe e resfriados.
Também são ricas em antioxidantes que combatem o envelhecimento das células. E no caso das frutas com bagaço, como a laranja e o limão, também ajudam no processo digestivo por terem fibras.
Frutas para adoçar e fornecer energia
As crianças costumam adorar banana, maçã e mamão-papaia, não é? Essas frutas são boas opções para fornecer energia, ao mesmo tempo que adoça a vitamina de frutas.
Uma dica é batê-las junto com fibras, como aveia, linhaça ou chia: isso ajuda a regular a glicose no sangue. Sem contar que são frutas ricas em fibras, ajudando no processo digestivo das crianças. Ah, e a banana previne câimbras, excelente opção pra garotada que pratica atividades físicas.
Oleaginosas para sensação de saciedade
Sensação de barriguinha cheia por mais tempo e ainda uma boa fonte de energia: essas são algumas das vantagens de incluir oleaginosas nas vitaminas de fruta de seu filho. Elas são ricas em minerais, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis (gorduras insaturadas) e, assim como as frutas, em compostos antioxidantes que previnem várias doenças.
As opções são muitas: aqui no Brasil, só de castanhas, temos vários tipos (de caju, de baru, do-brasil ou do-pará). Outras opções são nozes, amêndoas, pistache e amendoim.
Lista de frutas cheias de vitaminas para crianças
A seguir, confira algumas frutas cheias de vitaminas para preparar aquele lanche saudável e nutritivo para a garotada.
Vitamina de abacate: Fonte de vitaminas A, B1, B2 e C. Além das vitaminas, o abacate ainda é rico em fibras (regula o intestino), ajuda a elevar o bom colesterol e é uma boa fonte de cálcio e ferro.
Vitamina de acerola: Fonte de vitaminas A, B1, B2 e, principalmente, C. Tem mais vitamina C do que laranja e limão, por exemplo. E vitamina C é uma importante aliada dos pequenos, fortalecendo o sistema imunológico e evitando doenças.
Vitamina de banana: Fonte de vitaminas A, B1, B2, B6 e C. Também é rica em potássio, sódio, fósforo e magnésio. A vitamina B6 da banana ajuda o organismo a absorver menores níveis de gordura nas refeições.
Vitamina de caju: Fonte de vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Também é rico em flavonoides, que são antioxidantes que ajudam a combater o desenvolvimento de doenças.
Vitamina de laranja: Fonte de vitamina C, A e uma série das do complexo B. Seu alto nível de fibras ajuda na saciedade e no bom funcionamento do intestino.
Vitamina de maçã: Fonte de vitaminas C, B1, B2 e B3. Também rica em flavonoides, antioxidantes e fibras, é uma fruta-coringa no preparo de vitaminas de frutas, pois seu sabor combina com todas as outras frutas e já dá aquela adoçada natural.
Vitamina de mamão: Fonte de vitaminas A, C, E e do complexo B. A fruta é rica em minerais, entre eles, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e cobre. E muitas fibras! Além de adoçar e agradar o paladar dos pequenos.
Vitamina de morango: Fonte de vitaminas C e B6. Também é rico em antioxidantes e ajuda a equilibrar o nível de glicose no sangue.
Saiba mais sobre quais frutas não podem faltar no cardápio das crianças neste texto.
9 vantagens de consumir frutas
A lista de vantagens de incluir frutas no cardápio é enorme, mas aqui trouxemos 9 benefícios para ajudar a incentivar o consumo de frutas pelas crianças. Conte pra elas que comer frutas:
1. reduz o risco de desenvolver doenças
2. fortalece o organismo
3. mantém o corpo hidratado, pelo alto teor de água nas frutas
4. combate os radicais livres, pois todas as frutas têm antioxidantes
5. fornece ao nosso corpo vitaminas e minerais importantes para o desenvolvimento
6. aumenta a capacidade intelectual
7. faz você se sentir energizado
8. mantém seu sistema digestivo funcionando bem
9. melhora a memória e a qualidade do sono
De acordo com o Guia Alimentar para a população brasileira, o consumo de frutas estimula a agricultura familiar e a economia local. Isso favorece formas solidárias de viver e produzir que contribuem para promover a biodiversidade e para reduzir o impacto ambiental da produção e distribuição dos alimentos.